Política

'Casa de Governo'? Decreto cria espaço federal fixo em estado brasileiro; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Estrutura federal permanente ficará no local por quase dois anos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/02/2024, às 07h18 - Atualizado às 07h20


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) criou um espaço denominado "Casa de Governo" em um estado brasileiro. Buscando contribuir com o enfrentamente da crise nas terras indígenas Yanomami, o chefe do executivo federal assinou o decreto para a criação da estrutura permanente. Esse novo espaço contará com agentes públicos de 13 órgãos federais. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (28).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A "Casa de Governo" será instalada na cidade de Boa Vista, município ao norte do Estado de Roraíma. O espaço terá cinco objetivos, todos eles relacionados ao enfrentamento à crise humanitária na terra dos Yanomamis:

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

1) Coordenar e monitorar o enfrentamento da crise humanitária nas terras Yanomamis;

2) Promover o contato entre união, estado e município para a realização de políticas públicas emergenciais e permanentes para os Yanomamis;

3) Acompanhar a implementação dessas políticas públicas para os yanomamis;

4) Gerenciar crises relacionadas à essas implementações;

5) Manter um canal de diálogo com as lideranças indígenas Yanomamis;

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Lula, essa estrutura federal ficará em Boa Vista até 31 de dezembro de 2026. Para gerir o espaço de forma transitória, Lula escolheu o assessor da Secretaria-Geral Presidência da República, Nilton Tubino. Além disso, o governo federal também deverá construir um hospital indígena para atendimento ao povo Yanomami no local. De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, ao todo, o governo federal irá investir R$ 1,2 bilhão na região.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp