Política

Caso das joias: governo Lula prepara ação contra Jair Bolsonaro; saiba detalhes

Montagem
Recentemente, Bolsonaro confirmou ter incorporado ao seu acervo privado alguns dos presentes  |   Bnews - Divulgação Montagem
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 10/03/2023, às 10h16



O caso das joias trazidas de forma ilegal para o Brasil, que estão com Jair Bolsonaro (PL), pode ganhar um novo capítulo. A equipe do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já analisa internamente a maneira para transferir o acervo para o patrimônio público.

Recentemente, o ex-presidente confirmou ter incorporado ao seu acervo privado alguns dos presentes encaminhados pelo príncipe da Arábia Saudita em 2021 e diz que não há ilegalidade no caso do recebimento de joias milionárias trazidas daquele país por integrantes de seu governo.

Para retirar as joias de Bolsonaro, a equipe de Lula pode tentar alterar a classificação dos presentes luxuosos para que eles passem do acervo privado de Bolsonaro para o acervo da Presidência da República.

Em quatro anos de mandato, Bolsonaro colecionou 19.470 itens, segundo uma lista elaborada pela Presidência para atender a pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação.

oa parte dos presentes entregues ao ex-mandatário por empresas, populares, autoridades nacionais e estrangeiras pode ser composta por mimos simbólicos. Mas, como não há detalhamento de valores, não é possível identificar eventuais outros itens de luxo além das joias sauditas trazidas por Albuquerque.

Há, por exemplo, mais artigos oriundos do governo da Arábia Saudita, mas a relação disponível não possibilita saber mais detalhes, como a grife, e estimar seus preços.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp