Política

Centrão adota estratégia com a Codesvasf de olho nas eleições de 2024; entenda

Reprodução/Google Street View
Estratégia adotada dribla caminho para favorecer aliados de deputados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 11/06/2023, às 07h35 - Atualizado às 08h04   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

De olho nas eleições municipais de 2024, partidos que compõem o chamado Centrão vem adotando uma estratégia, utilizando a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), para turbinar a oposição.

A estratégia tem sido a de entregar máquinas a entidades em vez de Prefeituras, dribla caminho tradicional, e tem como objetivo favorecer aliados de deputados. O padrão acontece geralmente em cidades de pequeno e médio porte. As entregas têm clima festivo e incluem faixas, cartazes, balões e até carreatas.

Na Bahia, a Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Palmeira, Água Branca e Adjacências, localizada na cidade de Amargosa, no Recôncavo - e fundada em 2019 -, estaria entre as beneficiadas com a manobra. Em 2023, conforme a Folha, ela recebeu, da estatal, uma retroescavadeira, no valor de R$ 340 mil, e kits para irrigação.

A entidade beneficiada é presidida pelo suplente de vereador Renato Bastos, aliado do deputado federal Dal Barreto (União Brasil). Natural de Amargosa, Dal Barreto é empresário, deputado em primeiro mandato, exerce influência na política municipal e lidera a oposição ao prefeito local, Júlio Pinheiro (PT), cuja gestão não recebeu nenhum equipamento do órgão federal.

Criada há 50 anos, anos para projetos de irrigação no semiárido, a Codevasf foi transformada no governo Jair Bolsonaro (PL) "loja de políticos", pela qual congressistas usam emendas para comprar máquinas, veículos, equipamentos e obras de pavimentação e direcionam produtos para seus redutos eleitorais.

Procurado pela publicação, Bastos disse, por telefone, que a retroescavadeira estava sendo usada no povoado Córrego, mas não revelou a localização exata nem o nome de quem estava com o equipamento. Além disso, apesar de elogiar Dal Barreto, negou o uso eleitoral das máquinas.

As doações para associações ligadas a políticos se repetem em outras cidades. Em Cândido Sales, sudoeste baiano, uma retroescavadeira foi doada para a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Cândido Sales (ADESCS), que recebeu o equipamento em clima de festa em uma praça da cidade.

A cerimônia foi liderada pelos ex-prefeitos Dudu Pontes e Lora Pontes e teve presença do deputado Claudio Cajado (PP). Fundada em 1996, a ADESCS não atua no meio rural: é registrada no setor de "cultura e arte" e tem a concessão de uma rádio comunitária.

Em Teofilândia, no centro-norte baiano, retroescavadeira e trator foram doados para associações e entregues pelo ex-prefeito Tércio Nunes, pré-candidato a voltar ao cargo em 2024. As emendas foram do deputado Elmar Nascimento (União Brasil), um dos líderes do centrão.

Procurada, a Codevasf informou que que a doação de máquinas a entidades sem fins lucrativos segue parecer técnico. "A empresa não mede esforços para assegurar o emprego adequado dos bens destinados a iniciativas de desenvolvimento regional", afirma.

À Folha, o deputado federal Cláudio Cajado classificou como "ver chifre em cabeça de cavalo" associar as entregas de equipamentos para associações às eleições municipais. Destacou que "não tem eleição agora" e que as emendas parlamentares são republicanas.

O parlamentar Dal Barreto afirmou que as emendas não são de sua autoria, mas que ajudou a intermediar os pedidos junto à Codevasf. E disse não ver problemas em essas entidades serem lideradas por aliados, dizendo buscar as pessoas à frente das associações para levar benefícios para a população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp