Política

CEO da AtlasIntel analisa disputa eleitoral de Salvador

Reprodução
Duas novas pesquisas serão divulgadas nos próximos dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 25/03/2024, às 22h09 - Atualizado às 22h09


FacebookTwitterWhatsApp

Nos próximos dias, duas pesquisas serão divulgadas com o cenário eleitoral em Salvador. Desta vez, os institutos Real Time Big Data e Paraná Pesquisa vão trazer os números.

A quase sete meses da eleição, as pesquisas vão mostrar para qual dos candidatos a prefeito de Salvador vai a simpatia do eleitor. Os pré-candidatos são Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Jr (MDB), Kleber Rosa (Psol), alem de Luciana Buck (Novo), que deve se retirar da disputa e apoiar Bruno.

Os levantamentos podem trazer novidades ou não. Em 2022,dos instituto que fizeram pesquisa de intenção de votos, apenas AtlasIntel conseguiu acompanhar o crescimento de Jerônimo Rodrigues a governador e a estagnação de ACM Neto.

O mesmo instituto trouxe há duas semanas levantamento mostrando o crescimento de Geraldo Jr. No entanto, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, diz não acreditar que o fenômeno que ocorreu dois anos atrás se repita. “Duvido que poderá surpreender porque as condições estruturais são outras. Não vejo o Lula e o voto anti-Bolsonaro como uma âncora para o Geraldinho, na mesma magnitude que aconteceu com o Jerônimo”, disse Andrei ao BNews, por meio de aplicativo de mensagem.

Ainda de acordo com ele, o pré-candidato do MDB deve continuar crescendo nas pesquisas. No entanto, mesmo que o emedebista tenha votação semelhante a de Jerônimo em Salvador, a tendência é perder para Bruno Reis. “Geraldinho provavelmente vai continuar subindo, mas mesmo se fosse ter toda votação do Jerônimo em Salvador ainda assim perderia. ACM Neto ganhou contra o Jerônimo em Salvador”, explicou.

Ao ser questionado sobre o impacto que o meio ambiente terá na campanha, Andrei optou pela cautela. “Podemos colocar na próxima [pesquisa] e depois de termos os resultados analisamos”, resumiu.

Nas últimas semanas, o discurso envolvendo meio ambiente eleilão das áreas verdes de Salvador dominou a cena política local. Bruno Reis é acusado de se desfazer de áreas verdes e alimentar a especulação imobiliária.

Segundo estudo da Climate Central, Salvador é a quinta cidade mais aquecida do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp