Política

CGU vai reavaliar mais de 200 sigilos impostos por Bolsonaro; saiba detalhes

Marcos Corrêa / PR / Arquivo
A reavaliação dos sigilos acontece após um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia da posse  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR / Arquivo

Publicado em 03/02/2023, às 16h24   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um total de 234 casos de sigilo estabelecidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre 2019 e 2022 vai ser analisado pela Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o UOL, entre os casos, estão os temas de segurança pública e informações pessoais.

A CGU criou, após um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia da posse, uma comissão para avaliar a adequação de 2.500 pedidos negados via Lei de Acesso à Informação (LAI) por Bolsonaro. Entre os casos mais conhecidos, estão o cartão de vacinação do ex-presidente e a sindicância do Exército sobre o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, hoje deputado.

Ministro da CGU, Vinicius de Carvalho revelou que os 234 casos de sigilo a serem analisados serão: 111 de segurança nacional 35 de segurança do presidente; 49 informações pessoais; 16 de atividades de inteligência; e 23 de outros gêneros.

Segundo Carvalho, os pedidos feitos e julgados improcedentes para sigilo serão respondidos inicialmente para quem realizou a questão para, na sequência, ser tornada pública. Ele não deu um prazo exato, mas avaliou que todos devem ser concluídos entre 60 e 75 dias.

Para fazer a análise, a CGU dividiu os sigilos impostos por Bolsonaro em 12 temas, que devem nortear se os sigilos devem ou não ser mantidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp