Cidades

Prefeitura lança Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

Publicado em 15/05/2017, às 12h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta segunda-feira (15), foi lançada a Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), na Prefeitura Municipal de Salvador. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto e pela diretora-geral da UPCD, Risalva Telles. Estiveram presentes também a diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Salomão Resedá; secretários, vereadores, representantes de entidades ligadas ao segmento e imprensa.

Criada por meio da Lei 9.816/2016, a nova estrutura funcionará no âmbito do Gabinete do Prefeito. Terá como missão articular e propor políticas que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência e o cumprimento dos direitos, igualdades e oportunidades. A UPCD também atuará de forma transversal com as diferentes esferas do poder público e iniciativa privada, no intuito de potencializar as ações municipais para esta população. 

O prefeito já anunciou uma das ações concretas da UPCD – a criação de um Centro de Reabilitação Física e Mental (CRF 2), em parceria com a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (Apae). A estrutura será implantada no Centro de Educação Integral (CEI), a ser inaugurado em breve no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

“A intenção é dar assistência à pessoa com deficiência nessa área mais periférica e carente da cidade. É um passo a mais dentro de uma série de políticas públicas consistentes que a Prefeitura já vem desenvolvendo nos últimos quatro anos. Sem dúvida, tendo essa unidade vinculada diretamente ao Gabinete, vamos reforçar não apenas essa interlocução com a sociedade, mas também a realização de ações concretas pelo poder público municipal”, pontuou o prefeito.

A UPCD deverá fomentar a criação de uma rede de micropolíticas com ações efetivas, envolvendo as secretarias e órgãos públicos do município. Além disso, criará condições para que a pessoa com deficiência tenha seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com os diversos órgãos da Prefeitura e dos demais poderes, no intuito de promover uma real melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp