Política

CÍNTIA KELLY: Fabrício Falcão e a conta de mentiroso

BNews
E mais: Xenofobia pode tirar Fabya Reis da chapa de Geraldo Jr  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 16/02/2024, às 07h00 - Atualizado às 10h37


FacebookTwitterWhatsApp

Fabrício Falcão e a conta de mentiroso

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) andou fazendo conta de mentiroso, dizem os colegas parlamentares.Explico. Em entrevista ao BNews, o comunista disse que já havia conseguido onze assinaturas em apoio a sua candidatura a conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

No entanto, 38 deputados assinaram documento em apoio a Paulo Rangel (PT) e 18 a Marcelo Nilo (Republicanos), o que soma 56 assinaturas, restando sete para 63 - a quantidade de assentos na Assembleia Legislativa da Bahia. Logo, as onze assinaturas não existem.

Falcão tem apoio dos colegas de partido, Olivia Santana, Bobô e Zó, além do pessolista Hilton Coelho, e o dele próprio. O número é insuficiente para que o deputado comunista possa fazer sua inscrição.

Agora, Falcão dependerá da boa vontade da Mesa Diretora - o que é um risco - para assegurar a sua inscrição sem a necessidade do apoio mínimo de 13 assinaturas

Levando-se em consideração que Paulo Rangel é candidato do governador Jerônimo Rodrigues, de Jaques Wagner (senador) e Rui Costa (ministro da Casa Civil), quem em sã consciência vai brigar com a trinca petista. Mais uma vez, Fabrício e o PCdoB foram enrolados por uma acordo feito no fio do bigode.

A força de Elmar Nascimento pero no mucho

Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento está com tudo e não está prosa. Vive pra cima e pra baixo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), de quem quer ser o sucessor.

Elmar tem trânsito livre em ministérios, importantes indicações em órgãos estratégicos, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Há quem aposte que ele pode ameaçar a liderança de ACM Neto na Bahia.

Ao ser confrontado com essa possibilidade, um importantequadro do União discordou e indagou: e existe líder sem povo? Eu devolvi: e existe líder sem poder?

O abraço de Marta Rodrigues e Bruno Reis


Irmã do governador Jerônimo Rodrigues, a vereadora Marta Rodrigues não conseguiu escapar do abraço e da foto com o prefeito Bruno Reis. Em visita de cortesia ao camarote da Câmara Municipal na terça de Carnaval, Bruno cumprimentou vereadores de oposição e situação. Enquanto esteve no espaço o burburinho era: será que Marta vai topar tirar foto com o prefeito? Ela topou.

Câmara de Salvador discute Carnaval 2025

Na quinta-feira (8), antes da abertura oficial do Carnaval, o prefeito Bruno Reis se reuniu com o presidente da Câmara, Carlos Muniz. Na pauta, projetos do Executivo encaminhados para apreciação do Legislativo.Segundo Muniz, as matérias versam sobre o Sistema de Transporte Complementar e sobre alterações no Carnaval de 2025.

Apesar de ter sido solícito com Bruno, Muniz diz que os projetos vão tramitar normalmente, sem atropelar votação nas comissões.

Xenofobia pode tirar Fabya da chapa de Geraldo

A possibilidade de Fabya Reis (PT), secretária de Desenvolvimento Social, ser a vice de Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a prefeito de Salvador, deu uma leve balançada. Fontes palacianas acreditam que Fabya não agregaria tanto por não ser da capital.

Nesse contexto, o nome do vereador Silvio Humberto (PSB) tem sido cotado nas rodinhas políticas. No Carnaval só se falou no socialista. Até Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, está inflando a bola do correligionário para sercandidato a vice. Sem Silvio na disputa a reeleição, outros nomes do partido, a exemplo de Rodrigo Hita, que é afilhado de Lídice, crescem na bolsa de aposta com reais chances de vitória.

Jerônimo quer conversar com a oposição, mas não agora

A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia vem reclamando da falta de pagamento das emendas. Em protesto, os oposicionistasse ausentaram da sessão de reabertura dos trabalhoslegislativos, quando o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu dever constitucional de ler a mensagem do Executivo.

Jerônimo diz que “não tem a intenção” de segurar emenda de ninguém”. Em conversa com esta colunista, o governador afirmou que nos próximos dias haverá entrega de ambulâncias e ônibus.

Ao ser indagado se pretende se reunir com a oposição, Jerônimo diz que pode conversar, mas “não tem a intenção de fazê-lo agora, não”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp