Política

CÍNTIA KELLY: Sistema do novo PAC desmente ministro Rui Costa sobre creches em Salvador

BNews
Veja também: Praça Cairu agora é Maria Felipe  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Sistema do novo PAC desmente ministro Rui Costa

Deve-se ter cuidado  com as narrativas políticas. Sobretudo, quando estas partem do ministro da Casa Civil, Rui Costa. No início da semana, o petista, num evento com centenas de pessoas e toda a imprensa, disse que a prefeitura de Salvador não havia sido contemplada com creches porque a gestão municipal não inscreveu projetos no PAC.

"Nós não podemos atender agora Salvador com uma creche. Não porque não foi selecionada, mas porque o município de Salvador não inscreveu nenhuma proposta para creche no PAC", afirmou Rui Costa, na ocasião.

A narrativa de Rui é falsa. Esta colunista recebeu da prefeitura documentos que desmentem o ex-governador. O município inscreveu propostas para a construção de seus creches, sendo três unidades para Educação Infantil (creche e pré-escola) e três para os demais segmentos. O investimento seria de R$ 54 milhões.

As propostas estão inscritas no sistema do Novo PAC com as seguintes numerações: 26298010765/2023; 26298010803/2023; 26298010789/2023; 26298009709/2023; 26298010815/2023 e 26298010777/2023.

Mais uma mentira e já pode pedir música no Fantástico

Essa não é a primeira vez que Rui mente no intuito de atingir adversário político. Em janeiro, o petista disse que o município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, havia sido o único município baiano que não se inscreveu no PAC Seleções.

O prefeito Marcos Vinícius (MDB) disse a esta colunista que houve um equívoco por parte do ex-governador. “Estranho ele dizer que não inscreveu. Poderia dizer que não foi contemplado”, falou o prefeito.

A Proposta de número 42000000314/2023 previa a construção do CEU da Cultura, “um Centro Cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, com padrão arquitetônico adequado à oferta de serviços de arte, cultura, esportes e cidadania, em áreas vulneráveis, em construção modular voltado para o atendimento do território inserido”.

O prefeito Marcos Vinícius e Rui não se bicam. Mais uma mentira neste ano e Rui pode pedir música no Fantástico.

Bruno Reis é preferência dos que têm baixa escolaridade; Geraldo Jr, nível superior 

Pesquisa AtlasIntel divulgada na terça (12) trouxe o crescimento da candidatura de Geraldo Júnior a prefeito de Salvador, com quase 18,4% eBruno Reis com 51,4%. Alguns dados devem ser analisados. O atual prefeito tem a preferência entre as mulheres (53%) contra 49,4% de homens. Geraldo é opção de 13,3% do eleitorado feminino. O masculino representa 24,6%.

Outra diferença do eleitor dos dois pré-candidato diz respeito ao nível de escolaridade. Bruno tem a preferência dos que têm apenas o ensino fundamental (56,2%). Os que têm ensino médio representam 54,9%, seguido dos eleitores com Ensino superior (41,4%). Já Geraldo Júnior é o preferido daqueles com o terceiro grau (25,6%), seguido dos que têm o ensino médio (16,3) e o fundamental (14.2%).

A AtlasIntel ouviu 809 eleitores de 130 bairros de Salvador, em durante a navegação online, entre os dias 4 e 7 de março. A pesquisa tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.

Polêmica: sai Visconde de Cairu e entra Maria Felipe

Os mais desatentos ainda não sabem que a praça defronte ao Elevador Lacerda não é mais Visconde de Cairu. Desde a terça (12), o espaço ostenta outro nome: Maria Felipe. A mudança é fruto do projeto de lei do vereador Suíca (PT). Aprovada na Câmara, a matéria foi sancionada por Bruno Reis.

Considerada heroína da Independência do Brasil, a existência da marisqueira Maria Felipe não é unanimidade entre historiadores.

Jaime Nascimento chamou a mudança no nome do logradouro de “descaso com os fatos históricos”.

Para Jaime, com a alteração, o “professor catedrático, que propôs e planejou a abertura dos portos às nações amigas em 1808, que tem existência comprovada”, dá lugar a “existência discutível da negra liberta que teria participado da luta da independência do Brasil na Bahia”.

MPF arquiva inquérito sobre respiradores

Enquanto parte dos baianos ainda questiona o paradeiro de 600 respiradores comprados no início da pandemia da Covid-19, eis que o Ministério Público Federal (MPF) resolveu arquivar o inquérito civil que investiga suposto ato de improbidade administrativa na contratação da Ocean 26 Inc pelo Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia.

Quantas vidas poderiam ter sido salvas se os 600 respiradores tivessem em funcionamento nas unidades de saúde? Com a palavra o MPF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp