Política

CÍNTIA KELLY: TCM emprega de cunhado a cônjuge de políticos

Reprodução
Veja também: Marcinho Oliveira destrona Alan Sanches e Javier Milei com dendê  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 24/11/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

TCM emprega cunhados, sogro e cônjuge de políticos 

O Tribunal de Contas dos Municípios tem fama de cabide de emprego. Numa rápida olhada na folha de lotação dos servidores, disponível no site do órgão, da para ver que, em certa medida, a corte de contas é uma empresa familiar. Nos gabinetes dos conselheiros - são sete no total -, estão empregados mulher de deputados, sogro de gente graúda da política, cunhada de peixe grande da esfera federal e por aí vai.

Para que não seja alcançado pela lei que proíbe o nepotismo, há quem opte pelo maroto nepotismo cruzado. Funciona assim. Você emprega meu parente. Eu emprego o seu. Pra quê concurso público, não é mesmo?

Melhor emprego

Levando-se em consideração a vitaliciedade do cargo e o compadrio entre os homens que julgam as contas das prefeituras e políticos, o TCM pode ser o melhor dos empregos. O TCM tem quadro técnico excelente. Quase todo ele de concursados. Registre-se.

Um TCM pra chamar de seu

Não faz tanto tempo assim que um monte de político era a favor da extinção do órgão. A atribuição deste poderia ser desempenhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), como é em grande parte do país. Mas como ficariam os que desejam pendurar as chuteiras de mandato eletivo, ou aqueles que, de uma forma ou outra, ajudaram quem os indicou, ou como ficariam os arranjos políticos sem aquela vaga 'esperta' numa corte de contas? Eis a questão.

Esqueçam o que fiz

Nessa reta final para escolha do novo conselheiro, eis que surge o nome do deputado do PT, Paulo Rangel. Sim. O mesmo que presidiu comissão na Assembleia Legislativa da Bahia que pretendia eliminar o TCM. Cri..cri…cri…


Alan Sanches x Marcinho Oliveira

Atravessemos algumas ruas do CAB e aportemos na Assembleia Legislativa da Bahia . Essa semana, jornalistas escolheram os deputados destaques do parlamento. Sai Alan Sanches, escolhido algumas vezes pela imprensa, e entra Marcinho Oliveira. Aquele que é líder do União Brasil, mas andou subindo no palanque com o governador Jerônimo Rodrigues por essa Bahia de meu Deus. Marcinho é unha e carne com o deputado federal Elmar Nascimento. Alan, a ACM Neto. Dizem, à boca miúda, que a imprensa escolheu quem tem mais poder.

Javier Milei com dendê

Da Bahia bolsonarista apenas o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) deve ir à posse de Javier Milei como presidente da Argentina, no dia 10 de dezembro. Em conversa com esta colunista, o parlamentar disse que precisava resolver algumas burocracias para acompanhar a chegada do ultraliberal à Casa Rosada. Segundo disse, as despesas com passagem e hospedagem serão feitas com recursos próprios. Nada de verba pública. Ok.

Me inclua fora 

Outrora brother e admirador de Jair Bolsonaro, o deputado federal Jonga Bacelar (PL) vai na linha do “tenho mais o que fazer” ao ser questionado se irá para posse de Javier Milei.

Jacobina 40º

Com as altas temperaturas no interior baiano, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), ajustou o horário de trabalho dos servidores quem faz a limpeza da cidade. Será de 6h às 12h. Uma boa medida adotada.

Vou ficando por aqui, pessoal. Até a próxima sexta!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp