Política

CÍNTIA KELLY: Tum responsabiliza Sefaz por cancelamento da Fenagro

BNews
Secretário de Agricultura se envolveu em polêmica com o cancelamento da feira  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 27/10/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Tum responsabiliza Sefaz por cancelamento da Fenagro

Malhado feito Judas em praça pública, o secretário estadual de Agricultura, Tum, passou a responsabilidade pelo cancelamento da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) à Secretaria da Fazenda (Sefaz). Previsto para acontecer entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, o evento tinha como tema o "Agrobusiness".
Em conversa exclusiva com esta colunista, Tum alegou baixo orçamento da pasta. Alem disso, pelo pouco tempo para a realização do evento, ele teria que lançar mão da dispensa de licitação para patrocinar uma feira. “Eu não vou fazer uma inelegibilidade em evento. Botar R$ 1,5 milhão na mão de uma associação sem licitação”, disse, referindo-se a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba).


“Sou pregoeiro e estudo muito a nova lei de licitação. O governo tem controle de gastos, não pode fazer nada sem a Fazenda autorizar. O maior entrave neste caso foi a Fazenda que não liberou [a dispensa de licitação]”, revelou Tum.
Tum afirmou que, como patrocinador, o estado arca com 90% do evento e não tem retorno financeiro. Segundo ele, a Seagri tem orçamento aquém para patrocinar 150 eventos, como o Bahia Farm Show.

Jerônimo quer conversar com organizadores da festa

Ainda sobre as querelas envolvendo o cancelamento da Fenagro, Tum diz que conversou com o governador Jeronimo Rodrigues. Segundo ele, o petista teria entendido as justificativas para a não realização do evento.

Em tempo: na noite desta quinta (26), o governador demonstrou que pode reverter a situação. Em conversa com a imprensa, disse que quer dividir as responsabilidades com os responsáveis pelo evento. “Estamos tratando e a gente vai reverter [a situação] e vamos ver se quem realiza de fato a feira está disposto a dividir conosco essa responsabilidade”.

Fritura, que nada...

Protagonista nos últimos meses de críticas sobre a sua atuação, Tum acredita que não passa pelo processo de fritura. Para ele, apenas a oposição vem politizando essa e outras questões. E centra o contra-ataque no líder do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia, Marcinho Oliveira. “O problema dele é pessoal. É por questão de votação, de votos. Tive 70 mil votos nas últimas eleições”, assinalou. Tum disputou pelo Avante uma cadeira na Câmara dos Deputados. Marcinho foi eleito para a ALBA.

Sem TCM, Daniel Almeida promete tensionar

Dos Estados Unidos, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) ficou sabendo que o acordo para o partido ser contemplado na composição do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) subiu no telhado.
A interlocutores, ele afirmou que se o governo descumprir o acordo, e apoiar um nome indicado pelo senador Otto Alencar (PSD)à corte de contas, o PCdoB vai esticar a corda e tensionar pela candidatura de Olívia Santana à prefeitura de Salvador. A intenção é lançar candidatura da deputada estadual e tentar fazer o maior número possível de vereadores da sigla.

Quem mandou matar ‘Mãe Bernadete’?

Dois meses e dez dias sem resposta para o assassinato da ialorixá e líder quilombola, Bernadete Pacífico. No dia 4 de setembro, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que três suspeitos foram presos. Um deles teria sido o executor, outro responsável por guardar as armas do crime e por porte ilegal de arma de fogo. O terceiro foi preso por interceptação dos celulares da líder quilombola e de familiares, roubados durante o crime.


O desenrolar das investigações pareciam fluir após toda repercussão midiática do caso. Agora, entretanto, dão pistas de que empacou.  Em nota enviada a esta coluna, a Secretaria de Segurança Pública diz que equipes da Polícia Civil estão empenhadas na elucidação do caso. “As investigações estão avançadas”, mas não pode revelar detalhes, “porque a apuração está em sigilo”.
Informações chegadas a coluna dão conta de que a motivação do crime já está definida e que não teria gente ‘graúda’ envolvida. A conferir. 

Leo Kret quer voltar à Câmara Municipal

Entre um bate cabelo e a euforia pelo diploma de pedagoga conquistado recentemente, Leo Kret vai pra mais uma batalha atrás de voto. O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça, convidou-a para ser candidata a vereadora de Salvador em 2024.


Ela vai tentar retomar a cadeira que já ocupou, entre 2009 e 2012. No ano passado, ela foi candidata a deputada federal. Leo também vai assumir o movimento do PDT Diversidade.

Gato escaldado...

Pelas bandas de Alagoinhas, um dos maiores colégios eleitorais da Bahia, articulava-se a volta de um nome que frequentou as páginas de jornais nacionais por escândalos da Lava Jato. Trata-se do ex-deputado Luiz Argolo.

Circulou fortemente a informação de que Argôlo poderia fazer uma composição com o ex-prefeito Paulo Cezar (União Brasil) com vistas a prefeitura da cidade. Esta coluna ficou sabendo, entretanto, que o ex-deputado optou por abandonar a ideia. Teria dito a interlocutores que prefere, por ora, continua submergido. A Lava Jato ainda o assusta.
Argôlo foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito a Lava Jato. Ficou preso entre 2015 e 2019, quando a Justiça o concedeu liberdade condicional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp