Política

Ciro Gomes chama senadora petista de “assessora de assuntos de cama”

Dinaldo Silva / BNews
Declaração foi dada após uma troca de farpas entre o PDT e o PT  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 08/04/2024, às 13h04


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), causou indignação no PT depois de chamar a senadora Janaína Farias de "assessora de assuntos de cama". A declaração foi dada em entrevista à rede "A Notícia do Ceará", após uma troca de farpas entre os partidos via notas institucionais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O bate-boca começou na última quinta-feira (4), quando Ciro foi questionado sobre a competência da parlamentar petista para ocupar uma cadeira no Senado. 

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disparou Ciro.

O pedetista ainda comparou o ministro da Educação a Calígula, ao imperador romano que teria empossado um cavalo como senador em Roma.

“Esse cara [Calígula] estava tão poderoso que para humilhar o Senado nomeou o próprio cavalo. Mal comparando […] eu pergunto, com todo respeito: qual é a obra, a realização, o preparo, que Janaína tem para ser senadora da República?”, disse

“Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, acrescentou.

Após ter acesso à declaração do pedetista, o presidente do PT no Ceará, Antônio Alves Filho, emitiu uma nota classificando como machista o depoimento.

"Repugnantes e inaceitáveis os ataques proferidos pelo senhor Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias (PT), em entrevista a um veículo de comunicação cearense. Isso demonstra claramente a dificuldade do senhor Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres", diz trecho da nota.

A fala de Ciro teria dificuldade em aceitar mulheres no poder não foi vista com bons olhos pelo PDT que, neste sábado, emitiu uma nota afirmando que seu filiado teve governou o Ceará com o maior número de mulheres no primeiro escalão. O partido também aproveitou para alfinetar o PT sobre as eleições municipais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp