Política

Citibank diz que mercado "pode ter se enganado" sobre Lula; entenda

Ricardo Stuckert/Divulgação
Relatório do banco mostra que empresa decidiu cortar a exposição a riscos do Brasil após reavaliação  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 12/11/2022, às 08h30   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Citibank emitiu um relatório onde aponta que os mercados financeiros podem ter se enganado ao se convencer de que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seguiria uma "agenda fiscal ortodoxa". A empresa acrescentou que decidiu cortar sua exposição a riscos do Brasil diante dessa reavaliação.

"O mercado parecia ter se convencido de que o presidente (eleito) Lula seria fiscalmente ortodoxo. O fluxo de notícias mais recente agora coloca essa hipótese em dúvida", escreveu Dirk Willer, chefe de estratégia de mercados emergentes do Citi Research no documento, divulgado na noite da última quinta-feira (10).

O comentário do Citi veio após ativos brasileiros despencaram na quinta-feira (10) por temores de descontrole fiscal durante o governo de Lula, em meio às negociações do orçamento para 2023, que acomode, através de emenda constitucional, gastos fora do teto em 2023.

Os investidores também reagiram mal à inclusão do nome do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, visto como menos ortodoxo, na equipe de transição do presidente eleito.

Na última semana, o valor do dólar disparou mais de 4% frente ao real, registrando o maior ganho diário desde o início da pandemia, enquanto o Ibovespa despencou 3,35%, tombo mais forte desde novembro de 2021. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp