Política

Com Bolsonaro no meio, investigações da PF revelam quatro documentos de teor golpista; saiba detalhes

Marcos Corrêa / PR
Documentos que relacionam Bolsonaro a uma suposta tentativa de golpe de estado foram encontrados em casa de apoiadores e na sede do PL  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 11/02/2024, às 09h46


FacebookTwitterWhatsApp

Ao menos três versões de minutas golpistas encontradas pela Polícia Federal (PF) em endereços ligados ao ex-presidente Bolsonaro (PL), revelam um interesse golpista. As apurações indicam que uma equipe avaliou e elaborou os documentos de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária. Tudo para atender aos interesses e manter o grupo no poder.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, chegou a entregar uma minuta que detalhava supostas interferências do Poder Judiciário no Executivo. Nesse documento havia um decreto para prisão de algumas autoridades do judiciário brasileiro. Segundo as investigações, o documento teria sido lido e alterado a pedido do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do GLOBO, as alterações solicitadas, foram a retirada da ordem de prisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O texto manteve somente a ordem de prisão do ministro Alexandre de Moraes.

Essas alterações, segundo indicativos da PF, Bolsonaro teria concordado com os termos ajustados. Após isso, o ex-presidente teria convocado chefes das Forças Armadas, para que comparecessem ao Alvorada com o intuito a fim de apresentar a minuta e promover uma pressão a fim de que todos aderissem ao golpe de Estado.

Assista a transmissão do Carnaval de Salvador desse domingo (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp