Política

Congresso em Salvador terá participação de ministros de Lula; saiba quem e onde

Divulgação
O evento marcará a comemoração de 30 anos de existência da Central de Movimentos Populares (CMP)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/10/2023, às 15h52 - Atualizado às 16h06   Da Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Salvador foi escolhida para receber o VII Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), entre os dias 26 e 29 de outubro, no Hotel Fiesta, no Itaigara. O evento marcará a comemoração de 30 anos de existência da entidade, que atua na articulação de movimentos populares urbanos.

Com o tema “30 anos de lutas e resistência” e o lema “Contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida”, o congresso reunirá lideranças nacionais de movimentos populares, que lutam por causas sociais relacionadas ao combate à desigualdade social, à fome, saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar e participação popular.

Dentre as presenças já confirmadas estão o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro das Cidades, Jader Filho, o escritor e teólogo Frei Betto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de várias representações de movimentos sociais como a CUT, MST, Marcha Mundial das Mulheres, Movimentos dos Atingidos por Barragens, União Nacional por Moradia Popular, dentre outros.

O coordenador nacional da CMP, Raimundo Bonfim, comentou as expectativas e os desafios do congresso.

"Será um marco histórico comemorar 30 anos de nossa central no âmbito do VII Congresso Nacional. Um momento de comemoração e celebração, mas também de debater a situação econômica e social do país e apontar os desafios e lutas de enfrentamento ao fascismo, a extrema- direita, a defesa da democracia, da sobenania, dos direitos e participação popular", afirmou.

Serão quatro dias de congresso, período em que a CMP fará um balanço geral de sua trajetória, suas lutas e conquistas. Haverá um ato de abertura e de comemoração pelo 30º aniversário no dia 26, às 19h. A programação ainda contempla debate de conjuntura, mesas de debates, grupos de trabalho, apresentação do texto político e eleição da direção nacional e do coordenador (a) geral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp