Política

COP27: Lula mira dois países para missão ambiciosa; saiba mais

Foto: Ricardo Stuckert
Lula está no Egito, participando de evento das Nações Unidas e falando para países de todo o mundo  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 17/11/2022, às 07h02   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mira dois países para uma missão ambiciosa e que pode ser determinante para a Amazônia. Lula está no Egito, onde acontece a COP27, evento das Nações Unidas voltadas para discussões em relação ao clima. Na última quarta-feira (16), ele discursou na Tribuna do Congresso.

Segundo a coluna de Jamil Chade, Lula se reúne, ainda nesta quinta-feira (17), com representantes dos governos da Noruega e Alemanha, dois principais financiadores do Fundo da Amazônia. A ideia, segundo a coluna, é dar garantias de que o Brasil quer o restabelecimento urgente do mecanismo criado para colaborar no combate ao desmatamento no país.

O primeiro encontro do dia é com o Ministério do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide. O governo de Oslo, no dia seguinte à vitória do petista, anunciou que quer retomar o processo de transferência de recursos.

"Conversaremos com a equipe dele para preparar as formalidades e montar uma estrutura de gestão", disse. "Há quantias significativas congeladas em uma conta no Brasil no Fundo Amazônia, que podem ser desembolsadas rapidamente", disse Barth Eide, em entrevista ao NTB.

Depois, Lula se reúne com a ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annelena Baerbock, que também sinalizou com o retorno dos recursos de Berlim ao mecanismo de combate ao desmatamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp