Coronavírus

Rui chama prefeitos de parceiros e só vai uniformizar medidas para todos os municípios se UPB pedir

Fernando Vivas/ GOVBA
As suspensões das aulas e as proibições de aglomerações com mais de 50 pessoas ainda estão em vigor.  |   Bnews - Divulgação Fernando Vivas/ GOVBA

Publicado em 27/03/2020, às 15h18   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) fez questão de enfatizar o trabalho feito pelos prefeitos da Bahia nas medidas de prevenção ao coronavírus. A declaração foi dada na edição desta sexta-feira (27) do Papo Correria, transmitido nas redes sociais. O petista esclareceu que não é sua intenção invadir as competências municipais e respeitará a decisão de cada um dos 417 gestores, independente do partido político. 

No programa on-line, Rui informou que só preparará um decreto com normas para todas as cidades baianas se a União dos Municípios da Bahia (UPB) fizer a solicitação.  

“A Bahia está muito abaixo da média nacional de transmissão e abaixo também da curva projetada por especialistas. Isso é sinal de que as medidas têm surtido efeito. O que mais importa, nesse momento, é manter a Bahia unida, mesmo que seja virtualmente. Dialogamos com todos os prefeitos e prefeitas, sejam eles de partidos da base ou não. Por isso, faço questão de agradecer, em nome do povo baiano, a todos eles. A Bahia pode se orgulhar de estar colocando toda a força e energia para ganhar essa guerra”, afirmou. 

As suspensões das aulas e as proibições de aglomerações com mais de 50 pessoas ainda estão em vigor. Medidas mais restritivas só foram tomadas nos municípios com casos registrados.

A fala de Rui vem logo após as manifestações de parte dos prefeitos, inclusive do presidente da UPB, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), sobre as recomendações dadas pelo petista em uma transmissão via YouTube na quinta-feira (26). Muitos gestores municipais interpretaram a recomendação de Rui de reativar o comércio, inclusive as feiras-livres, em cidades onde não há caso da Covid-19, como uma determinação. O assunto gerou polêmica. 

Matérias relacionadas:

Sobre medidas protetivas, Rui Costa reafirma: “tem que ser cirúrgico”; assista

Presidente da UPB defende prefeitos e diz ter conversado com Rui sobre transmissão: “o encontro foi uma tragédia”

Parte dos prefeitos se revolta com novas recomendações de Rui e suspende restrições de prevenção ao coronavírus; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp