Coronavírus

Rodrigo Maia vê timidez em pacote econômico para conter desemprego: “Não vai resolver nada”

Tomaz Silva/Agência Brasil
Presidente da Câmara pontuou que iniciativa deveria ser tomada antes e voltou a criticar o apoio de Bolsonaro ao fim das medidas restritivas  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 28/03/2020, às 08h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), avaliou como tímido o pacote de R$ 40 bilhões apresentado pelo governo federal, como plano de contingência para atenuar o desemprego no país, em meio à crise do novo coronavírus. O valor é destinado a pequenas e médias empresas, para custear dois meses da folha de pagamento dos seus funcionários.

O pacote foi anunciado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do BNDES, Gustavo Montezano, em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (27). Segundo Maia, a iniciativa é positiva, mas não vai ser suficiente para “resolver nada”.

“A decisão dos empresários é boa, mas tímida. 20 bilhões  de reais por mês não vão resolver nada”, afirmou ele em uma videoconferência com empresários do grupo Lide, de acordo com informações da Revista Veja.

Maia avalia que a medida devera ter sido tomada muito antes. Ele pediu também que o líder da Câmara una os ministérios para atuarem em conjunto na busca de soluções para lidar com a crise, e criticou novamente a insistência do presidente da República em apoiar o fim de medidas restritivas no Brasil.

“É claro que todos querem reduzir o isolamento, mas a gente não pode ter uma onda de abertura de isolamento que gere uma segunda onda de um aprofundamento maior da crise econômica”, defende.

A sua conclusão é de que a falta de coordenação do Governo pode ter consequências parecidas a de países como Itália e Espanha, que no início do surto da Covid-19 se recusaram a adotar medidas de isolamento social e se tornaram uns dos lugares com maior índice de infectados e mortes em todo o mundo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp