Coronavírus

Câmara de Salvador aprova auxílio de R$ 270 por três meses a trabalhadores informais

Reprodução/TV
Objetivo é minimizar o impacto do coronavírus no comércio, devido às ruas esvaziadas pelas medidas de isolamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 30/03/2020, às 16h20   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Salvador votou em caráter de urgência urgentíssima a mensagem do Executivo que propõe instituir o auxílio "Salvador por Todos" no âmbito da Assistência Social, com o objetivo de garantir aos cidadãos que não têm emprego formal, as condições mínimas de sobrevivência, diante da pandemia de coronavirus, na forma que indica e dá outras providências. A apreciação foi feita na sessão ordinária desta segunda-feira (30).    

Leia também: Câmara de Salvador realiza sessão histórica com parte dos vereadores fora do Plenário

Com a aprovação, a prefeitura vai conceder um auxílio de R$ 270 pelos próximos três meses a trabalhadores informais, como as categorias de baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carros e recicladores. O objetivo é minimizar o impacto do coronavírus no comércio, devido às ruas esvaziadas pelas medidas de isolamento. O pagamento será realizado por meio de ordem bancária e em dinheiro.

A oposição questionou a pressa para a aprovação da matéria, que chegou na Casa ainda nesta segunda. A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT, ressaltou que algumas categorias não estão contempladas no texto, a exemplo de artistas de rua, artistas de ônibus, massoterapeutas, cantores de bares e trabalhadores de bares. 

Em resposta ao pleito da oposição, o presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD), afirmou que já tratou do assunto com o prefeito ACM Neto e que, se necessário for, uma redação complementar será enviada para apreciação do colegiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp