Coronavírus

Empresário chinês se retrata após acusar Bahia de comprar respiradores em empresa fantasma

Divulgação
Em jornal, empresário afirmou que a gestão estadual comprou 600 respiradores de uma empresa fantasma nos Estados Unidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/05/2020, às 15h31   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, esclareceu declarações dadas ao jornal A Tarde sobre a compra de respiradores para a Bahia. Em uma carta endereçada ao secretário Fábio Vilas Boas, ele negou a afirmação de que a gestão estadual comprou 600 respiradores de uma empresa fantasma nos Estados Unidos.

Leia também:Presidente da Câmara Brasil-China diz que governo da Bahia comprou respiradores de empresa que não existe

"Referente a publicação de uma entrevista dado por mim ao Jornal da Tarde de seu estado publicado na segunda feira dia 11 de maio último, gostaria de esclarecer de que estava comentando genericamente sobre os episódios, reportados pela mídia, encontrados por vários estados na compra de respiradores tão necessários para salvar vidas nessa guerra contra o Covid-19", declarou, na carta.

Na publicação, Tang havia dito que "o governo baiano comprou respiradores de uma empresa de Los Angeles, que não existe". "Esse não foi um problema exclusivo da Bahia. Santa Catarina, Rio de Janeiro e o Pará, todos tiveram problemas", disse, ao jornal.

Na carta, o empresário se retrata: "Gostaria de esclarecer de que não tenho conhecimento dos detalhes da compra de respiradores da Bahia e nem da empresa americana que vendeu esses respiradores. Tampouco tive a intenção de acusar nenhuma empresa, organização ou governo".

Leia a íntegra da carta:

Exmo. Senhor Secretário de Saúde do Estado da Bahia

Dr. Fábio Villasboas

Referente a publicação de uma entrevista dado por mim ao Jornal da Tarde de seu estado publicado na segunda feira dia 11 de maio último, gostaria de esclarecer de que estava comentando genericamente sobre os episódios, reportados pela mídia, encontrados por vários estados na compra de respiradores tão necessários para salvar vidas nessa guerra contra o Covid-19.

Da mesma maneira que comentei sobre os problemas noticiados sobre outros estados, escutei dizer que a Bahia tinha comprado respiradores de empresa americana que não existia. Talvez o jornal por ser baiano focou mais no seu estado.

Gostaria de esclarecer de que não tenho conhecimento dos detalhes da compra de respiradores da Bahia e nem da empresa americana que vendeu esses respiradores. Tampouco tive a intenção de acusar nenhuma empresa, organização ou governo.

Gostaria de reiterar meu grande apreço pelo seu Exmo. Governador Rui Costa, com quem já tive o prazer de me reunir, bem como pelo seu governo e o estado maravilhoso da Bahia. 
Me coloco a disposição para prestar estes esclarecimentos.

Atenciosamente,
Charles Andrew Tang 
Presidente 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp