Coronavírus

Apoiador de Bolsonaro na Bahia pede habeas corpus preventivo contra "toque de recolher" de ACM Neto

BNews
Prefeito de Salvador ameaçou decretar "toque de recolher" em função do baixo índice de isolamento social  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/05/2020, às 17h01   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Leandro de Jesus, apoiador do Aliança pelo Brasil na Bahia e do presidente Jair Bolsonaro, protocolou um habeas corpus coletivo preventivo contra o prefeito ACM Neto (DEM). O BNews teve acesso ao pedido. Na manhã desta quarta-feira (27), o gestor soteropolitano ameaçou decretar "toque de recolher" caso a população não respeite as restrições de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

"Acabei de protocolar um HC Coletivo em favor da população de Salvador, para que não venha sofrer limitação no direito à Liberdade, constitucionalmente garantido. A ameaça é clara e por parte o chefe do poder executivo municipal, fato público e notório. Portanto estamos na iminência de mais um decreto autoritário que fere direitos fundamentais", declarou o advogado, que também é pré-candidato a vereador, para a reportagem.

Salvador enfrenta uma semana de antecipação de feriado e suspensão de atividades essenciais. Desde a última segunda-feira (25), os feriados de São João, Independência da Bahia e Nossa Senhora da Conceição foram antecipados para evitar que as pessoas saiam de casa. Ainda sim, a taxa de isolamento social ainda está em índices insatisfatórios.

"Se uma parte da população insistir em descumprir as determinações, fazendo festa, provocando aglomerações, não teremos outra alternativa a não ser decretar o toque de recolher em Salvador. Não é o que queremos, mas não podemos aceitar atitudes de desrespeito à vida", escreveu Neto nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp