Coronavírus

Bruno Reis prevê conclusão da vacinação das doses disponíveis em Salvador até esta sexta

BNews
Prefeito concedeu entrevista ao apresentador José Eduardo  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 19/01/2021, às 12h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (DEM) falou, em entrevista ao apresentador José Eduardo, no Balanço Geral, na tarde desta terça-feira (19), sobre o início da vacinação contra o novo Coronavírus em Salvador. "Logo pela manhã cedo já estávamos lá. Temos 11 equipes volantes nos locais. Tivemos que estabelecer os critérios, então temos incialmente os profissionais de saúde que estão nas UPAs, gripários, hospitais de campanha, que estão nos leitos de Covid, tem os idoso que estão nos asilos e unidades de longa permanência. Iniciamos hoje nas Obras Sociais Irmã Dulce, e lá tinham esses dois públicos", comemorou Bruno.

O prefeito afirmou que a gestão municipal e governo estão preparados para realizar a vacinação "seja qual for a quantidade de doses que possam chegar". 

Questionado se há prazo para início da vacinação dos idosos que não estão em abrigos, Bruno Reis reiterou que isso depende de um cronograma do governo federal, já que a prefeitura e o governo não conseguiram, ainda, comprar as vacinas diretamente com os laboratórios: "[as vacinas] chegando, temos capacidade de imunizar 100 mil pessoas por dia. O problema não são os insumos, pois temos agulhas e seringas, os freezers pra armazenar com temperatura de até menos 80 graus".

O prefeito confirmou que a prefeitura tem R$ 80 milhões em recursos próprios disponíveis para comprar vacina, mas não pode fazê-lo, pois não tem imunizante disponível no mercado: "Não tem vacina. Então, os prazos vão depender da oferta das vacinas. Como ainda não há um cronograma do governo federal, não dá pra precisar quando vai dar pra vacinar as três milhões de pessoas em Salvador". 

Bruno também comentou sobre sua ida a Brasília, onde teve reunião com prepostos do ministério da Saúde e pediu inclusão de novas categorias no grupo prioritário de vacinação. "Pedimos para incluir categorias a exemplo dos professores, dos rodoviários do transporte público, dos profissionais da limpeza pública, todos serviços essenciais. A equipe do ministro disse que está aguardando a chegada das novas doses".

O prefeito confirmou que até sexta-feira (22) a capital baiana deve concluir a vacinação do lote que chegou ontem e que espera receber mais na próxima semana. Ao final da entrevista, fez um apelo: "Queria pedir a todos que continuem respeitando os protocolos. A vacina chegou, mas tem o prazo da segunda dose, que são 14 dias, e o prazo de eficácia, que são 30 dias após a segunda dose". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp