Coronavírus

Com avanço da pandemia, prefeito cogita adotar medidas restritivas na próxima semana

Dinaldo Silva/BNews
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a taxa de ocupação de leitos na capital baiana também é de 73%  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 12/02/2021, às 10h55   Diego Vieira e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (DEM) indicou que medidas de isolamento social para o combate a transmissão da covid-19, doença causada pelo coronavírus, podem ser retomadas na próxima semana, caso Salvador mantenha o atual cenário da pandemia com alta de casos diários, taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e taxa de transmissão do vírus.

"Não está descartada a possibilidade, se continuar os números como estão, de na semana que vem adotarmos medidas de isolamento social[...] Nos últimos três dias, os números têm crescido de forma expressiva. O que mais preocupa são os números de casos, a taxa de transmissão e a velocidade de transmissão", afirmou o demista. A declaração foi dada nesta sexta-feira (12) durante agenda do Executivo municipal em Matatu de Brotas.

O gestor ressaltou que não se trata apenas da taxa de ocupação dos leitos de UTI e que tanto a prefeitura quanto o governo do estado estão atingindo o número de leitos abertos durante a primeira onda da pandemia. "Não só os índices de ocupação, até porque hoje estamos abrindo 20 leitos e o estado também irá abrir mais 20 leitos [...] Hoje pela manhã, nós acordamos com 72% de ocupação dos leitos de UTI, o problema é a pressão nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), isso é real. Ontem tinham 83 pacientes para serem regulados, dependendo de leitos de enfermaria e covid, uma parte foi regulada [...] Mais do que nunca, nós precisamos do apoio da população", apelou o chefe do Executivo soteropolitano.

Bruno Reis declarou que o governo estadual está organizando a reabertura do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova e que a capacidade para produção de novos leitos "não é fácil". "Nós iremos abrir um gripário em Valéria e outro em São Cristóvão para ajudar a diminuir essas pressões nas UPAs [...] a gente já começa a perceber uma curva ascendente que está vindo aí de forma muito rápida", complementou.

Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Bahia está em 73%, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a taxa de ocupação de leitos na capital baiana também é de 73%.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (11) pela Sesab registrou que foram contabilizados 3.253 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 47 óbitos nas últimas 24 horas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp