Coronavírus

Governo do DF antecipa início do lockdown para este domingo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Medida foi tomada pelo avanço da pandemia  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 26/02/2021, às 20h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a antecipação do início do lockdown para este domingo (28). A medida visa conter a disseminação da covid-19, doença causada pelo coronavírus. Anteriormente, o lockdown estava previsto para iniciar na segunda-feira (1º).

O decreto do emedebista determina que apenas atividades consideradas essenciais poderão funcionar como: serviços de emergência, hospitais, farmácias, supermercados e postos de gasolina, funerárias, clínicas veterinárias e cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião. 

Segundo o texto, operações de delivery, drive-thru e take-out estão autorizadas, mas sem a abertura do estabelecimento para atendimento ao público em suas dependências. O decreto também veda a venda de bebidas alcoólicas após às 20h em todos os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar.

Quem descumprir as medidas, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, fica sujeito a pena de multa, interdição e outras sanções administrativas e penais. 

"Vamos fechar tudo, exceto serviços essenciais, das 20h às 5h, a partir de segunda-feira. Estamos com 92% de UTIs ocupadas e vamos tomar as providências aos poucos, na medida do que for necessário. Por enquanto, essas são as providências urgentes", havia afirmado o governador na manhã desta sexta-feira (26).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp