Coronavírus

Prefeituras liberam realização de missas e cultos na Bahia: "Liberdade religiosa"

Divulgação
Na semana passada, governador se disse contra realização de eventos que gerassem aglomerações  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/03/2021, às 17h34   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

As prefeituras de Feira de Santana e Vitória da Conquista anunciaram que irão seguir o decreto estadual de toque de recolher na maior parte da Bahia, estendido até às 5h de amanhã. Todavia, frisaram que a prática de atividades religiosas está liberada, desde que respeitando protocolos sanitários. O posicionamento chama a atenção já que, em uma live nas redes sociais na semana passada, o governador Rui Costa (PT) reforçou que estão suspensos todos os tipos de eventos que possam gerar aglomerações e confinamento de pessoas, incluindo missas e cultos religiosos.

"Já publicamos no decreto a suspensão de qualquer evento. Tinha liberado de até 200 pessoas, [mas agora] estão suspensos quaisquer eventos com quaisquer quantidades de pessoas. Por que, governador? Porque nos lugares confinados é onde o vírus mais se propaga", explicou, ao ser questionado por um internauta.

Em Conquista, a prefeitura informou no sábado (27) que ficam suspensos, até 14 de março de 2021, eventos que causam aglomeração de pessoas, conforme Decreto Estadual nº 20.256. Já os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.

Já o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, anunciou que permitirá os eventos em nome da "liberdade religiosa". "Os cultos religiosos e missas podem ocorrer naqueles horários previstos, antes das 20h. Acreditamos que tanto padres, como pastores, têm um cuidado grande com as pessoas que frequentam as suas igrejas. Portanto, entendemos a liberdade religiosa como algo importante e necessário", declarou, em um pronunciamento na sexta-feira (26).

Devido ao alto número de ocupação de leitos de UTI na maioria das regiões do estado, o Governo decidiu prorrogar as medidas restritivas por mais 48h, a contar do dia 1º de março. As medidas estabelecidas pelo novo decreto foram publicadas neste domingo (28), na versão digital do Diário Oficial do Estado. Em nota oficial divulgada na manhã desta segunda-feira (1º), há um recuo em relação a fala do governador: no texto, é informado que "atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%".

Até as 5h da manhã do dia 3 de março de 2021, ainda de acordo com o decreto, é permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas a saúde e comercialização de gêneros alimentícios, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde. 

Leia também:
Comerciantes bloqueiam parte de rodovia e pedem fim das medidas restritivas no sul da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp