Coronavírus

CPI da Covid: Depoimento de Dimas Covas trará detalhes sobre negociação do governo

Rovea Rosa/Agência Brasil
Por parte dos senadores de oposição, a ideia é tentar expor ao máximo o boicote promovido pelo presidente Jair Bolsonaro às tentativas de aquisição da "vacina do Dória"  |   Bnews - Divulgação Rovea Rosa/Agência Brasil

Publicado em 27/05/2021, às 08h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na oitiva de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quinta-feira (27), os senadores devem ir a fundo para analisar todo o processo da produção da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida em parceria com a chinesa SinoVac.

Por parte dos senadores de oposição, a ideia é tentar expor ao máximo o boicote promovido pelo presidente Jair Bolsonaro às tentativas de aquisição da "vacina do Dória", como o mesmo disse em provocação ao governador de São Paulo.

A convocação de Dimas Covas atende ao requerimento do senador Alessandro Vieria (Cidadania-SE), suplente na Comissão. O documento pede a presença do diretor do Butantan para explicar  “todos os detalhes da atuação" relacionados à "produção de vacinas".

O diretor já enviou à CPI uma documentação que narra o processo de negociação com o Ministério da Saúde, desde o início ainda no ano passado. Entre os eventos descritos, está o episódio em que o então ministro da Saúde, Eduado Pazuello, selou a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, mas foi desautorizado um dia depois.

“Após diversas gestões, somente no dia 7 de janeiro de 2021 é que o contrato das 46 milhões de doses foi firmados entre o Ministério da Saúde e o Butantan, por meio de sua Fundação de Apoio, sendo certo que somente conseguimos solicitar o embarque das doses iniciais, a partir da mencionada data”, escreveu Covas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp