Política

CPMI dos atos golpistas apresenta relatório final nesta terça-feira (17)

Pedro França / Agência Brasil
O documento terá como base depoimentos e documentos entregues ao colegiado por órgãos investigativos  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 17/10/2023, às 08h15 - Atualizado às 09h11


FacebookTwitterWhatsApp

A CPMI dos atos golpistas vai apresentar nesta terça-feira (17) o relatório final sobre o ocorrido no dia 8 de janeiro, em Brasília. O documento deve focar na atuação de integrantes da segurança do Distrito Federal e em integrantes das Forças Armadas durante o episódio ocorrido na capital federal.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na retal final dos trabalhos, a relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD), cogitou incluir o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no seu relatório.

Depois da apresentação do relatório final por Gama, a expectativa é que deva ocorrer um pedido de vista coletiva, o que pode fazer com que o texto seja votado apenas na quarta-feira (18). A oposição deseja apresentar um voto em separado com conclusões diferentes do que deve ser apresentado pela relatora.

A CPMI finalizou a coleta de depoimentos no dia 3 de outubro sem ouvir os principais alvos de governistas e da oposição. Aliados do presidente Lula (PT) queriam que Bolsonaro e o seu candidato à vice no ano passado, general Walter Braga Netto (PL), fossem convocados para o depor no colegiado. Já a ala oposicionista pleiteava a convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino, o que também não ocorreu.

Além do parecer de Eliziane, a leitura do relatório também vai apresentar propostas legislativas ao Congresso. Entre as propostas está a criação de um memorial em homenagem à democracia brasileira na área externa do Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp