Política

'Democracia está sob ataque no Brasil', dispara Telegram sobre PL das Fake News; ministro reage

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Telegram encaminhou mensagem contrárias ao PL nesta terça-feira (9)  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 09/05/2023, às 16h32   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo Telegram publicou, nesta terça-feira (9), uma mensagem em seu canal oficial se posicionando contra a PL das Fake News. Segundo a plataforma, o Projeto de Lei “dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia”, e que "irá acabar com a liberdade de expressão", caso seja aprovado.

Confira o texto completo:

“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil. Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre”, escreve a plataforma.

A mensagem encaminhada ainda segue com um link para que os usuários da plataforma entrem em contato com os parlamentares ainda nesta terça.

Mensagem enviada pelo Telegram

Resposta

O ministro Paulo Pimenta, relator da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, considerou o comunicado um "absurdo".

"Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeria nenhuma é maior que a soberania do nosso país", afirmou o ministro.

Já o relator da PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), chamou a atitude de "jogo sujo".

"O jogo sujo das big techs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras não vai prosperar. A Internet não é terra sem lei, e a regulação é uma necessidade", disse o deputado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp