Política

Deputada bolsonarista propõe criminalizar venda de produtos em referência ao comunismo

Antônio Cruz/Agência Brasil
Segundo a parlamentar, o comunismo e o socialismo se equipara ao nazismo por serem regimes totalitários  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 27/02/2023, às 18h36


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal bolsonarista, Coronel Fernanda (PL-MT), enviou à Câmara um projeto de lei (PL) para que seja criminalizada a comercialização de produtos que tenham símbolos historicamente ligados ao comunismo e ao socialismo. 

A parlamentar justificou que os sistemas ideológicos foram piores que o nazismo, regime totalitário liderado por Adolf Hitler que culminou na morte de milhões de pessoas.   

"A proibição a partidos nazistas deve se estender aos que pregam o comunismo/socialismo, pois os crimes cometidos em nome desta ideologia foram ainda maiores do que os perpetrados pelo nacional-socialismo de Adolf Hitler. Ou seja, matou e mata mais do que qualquer outra ideologia, foi e é ainda mais genocida do que o nazismo", diz trecho do projeto.

O documento prevê ainda a reclusão de dois a cinco anos para quem comercializar os produtos, além da aplicação de multa para os fabricantes, vendedores e distribuidores. 

Na Câmara, também tramita outra proposta, de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que pede a criminalização da apologia ao comunismo. Trata-se do PL 5358/16, de autoria do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pede a mudança da Lei Antirracismo. No documento, o parlamentar solicita que seja incluído entre os crimes previstos o de “fomento ao embate de classes sociais”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp