Política

Deputados criam "bloco informal" na Assembleia para dar sustentação ao governo; entenda

Imagem Deputados criam "bloco informal" na Assembleia para dar sustentação ao governo; entenda
Decisão já foi comunicada ao presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), e ao líder do governo, Rosemberg Pinto (PT)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/10/2023, às 15h50 - Atualizado às 16h01   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Oito deputados de três partidos diferentes na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) decidiram criar um bloco informal de apoio ao Governo do Estado. A decisão dos parlamentares já foi comunicada ao presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), ao líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e ao chefe de gabinete do governador, Adolfo Loyola (PT).

Após dias de amplo debate e diversas reuniões, os deputados Rogério Andrade e Mateus Ferreira, do MDB, Soane Galvão e Fabíola Mansur, do PSB, e Niltinho, Eduardo Salles, Hassan e Antônio Henrique, do Progressistas, compõem o novo bloco.

Juntos, os oito deputados tiveram mais de meio milhão de votos na eleição de 2022, sendo eleitos de forma majoritária em municípios de grande importância regional.

De acordo com o regimento interno da Casa, o novo bloco só poderá ser formalizado em fevereiro de 2024, início do novo ano legislativo, quando será ampliado para dez parlamentares, o que o tornará a segunda maior bancada da Alba.

Os oito deputados esclarecem que a formação do bloco tem o objetivo de dar sustentação ao governo, debatendo de forma colaborativa e democrática os projetos e decisões da Casa.

Os parlamentares ressaltam que o bloco, nesta formação, retrata a união de deputadas e deputados do PSB, MDB e PP na Assembleia Legislativa da Bahia, estando as disputas municipais dissociadas do acordo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp