Política

Desafio de Geraldo Jr passa por atrair a esquerda e esvaziar Bruno Reis

BNews
Segundo cientista político Cláudio André, o emedebista tem 90 dias para ‘vencer’ o desafio  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 22h30



Ao escolher o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) em detrimento de nomes do PT e PCdoB para disputar a prefeitura de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues tenta furar a bolha e ultrapassar os 20% dos votos que a esquerda tem na capital.

Esse percentual é a média das duas últimas eleições em que disputaram Alice Portugal (PCdoB) e Denice Santiago (PT), em 2016 e 2020, respectivamente.

Para analistas da cena política, a escolha foi a mais acertada se for observado o perfil de eleitores de Geraldo Júnior e do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que tentará a reeleição. “É uma candidatura que dialoga com o mesmo eleitorado de Bruno [Reis]. A escolha de Jerônimo foi pela busca de candidatura ao centro, que amplia para fora da bolha”, avalia o cientista político Cláudio André.

Para Cláudio André, Geraldo Júnior deve buscar o voto da esquerda. Ele aposta numa adesão, embora esta não seja automática. “Para pegar os 20%, ele precisa fazer aceno para a esquerda”, sugere. Uma das estratégias sugeridas pelo cientista políticos é ter na vice um nome ligado ao PT.

Quando o nome de Geraldo já era dado como certo, surgiu a informação de que a secretária de Combate à Pobreza, Fabya Reis, poderia ser a candidata a vice.

Lavagem do Bonfim

De acordo com Cláudio André, para se tornar mais competitivo, o emedebista para além de tentar ganhar a esquerda, vai buscar esvaziar Bruno Reis, atraindo partidos que hoje o apoiam. O esvaziamento também passa por cooptar vereadores e tomar bases eleitorais. “Esse é um desafio que está posto para os próximos 30 dias”, assevera Cláudio André. É bom lembrar que Geraldo rompeu com o grupo de Bruno Reis no início do ano passado e abrigou-se no grupo encabeçado pelo PT.

Um bom termômetro para medir as duas candidaturas - dentro do prazo de três meses - será a Lavagem do Bonfim, quando candidatos fazem os 8 quilômetros entre a Conceição da Praia e a Basílica do Bonfim disputando aplausos e acenos da população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp