Política

Diferença percentual entre ACM Neto e Jerônimo é de apenas 7 pontos, diz pesquisa

Foto: Montagem / Divulgação
Pesquisa ainda indicou que para a presidência, Lula aparece com 64,8% dos votos  |   Bnews - Divulgação Foto: Montagem / Divulgação

Publicado em 17/07/2022, às 07h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A diferença percentual entre os pré-candidatos ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT), está em 7 pontos, de acordo com pesquisa realizada pela AtlasIntel e publicada pelo jornal A TARDE. A distância pode ser ainda menor, uma vez que a pesquisa possui uma margem de erro de dois pontos percentuais.

De acordo com os números publicados, o ex-prefeito de Salvador segue na liderança da corrida eleitoral com 39,7% das intenções de votos, seguido pelo candidato do Partido dos Trabalhadores com 32,6%. O terceiro colocado da lista é o candidato João Roma (PL), que aparece com 10,5%, enquanto que Kleber Rosa (PSOL) aparece com 2,1% e Giovani Damico (PCB) com 0,2%. Votos brancos e nulos somaram 6,8% e 8,2% das pessoas entrevistadas não souberam responder a pesquisa.

De acordo com o CEO da AtlasIntel, o cientista político Andrei Roman, a proximidade entre Neto e Jerônimo pode ser explicada pelo fato de a pesquisa apresentar o partido de cada político.

Jerônimo tem um desempenho bastante estimulado pela transferência de votos de Lula e de Rui Costa, duas figuras políticas com muito boa aprovação na Bahia. Ocorre uma associação direta ao PT. Ele é menos conhecido que ACM Neto, por exemplo. Mas você saber que ele é do PT ou não pode fazer uma diferença do que para o ACM Neto você saber se ele é ou não do União Brasil, porque o PT tem um nível de preferência partidária que o União Brasil não tem”, disse.

A pesquisa ainda fez uma simulação de um possível segundo turno. Nessa simulação, ACM Neto lidera com uma vantagem maior para cima de Jerônimo. O candidato do União Brasil venceria por 47% contra 33%. Em um segundo cenário, onde Neto enfrentaria Roma, a diferença seria ainda maior, com o ex-prefeito de Salvador vencendo com 51,5%. No terceiro cenário apontado, entre Jerônimo e Roma, o petista teria 40,7% contra 19,7% de Roma.

Para a Presidência da República, o pré-candidato Lula (PT) vence com folga no estado da Bahia, com 64,8% dos votos, enquanto que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 23,1%. De acordo com Roman, a hegemonia de Lula na Bahia deve se manter, com uma boa diferença entre ele e Bolsonaro.

Para finalizar, Roman afirmou que a eleição para o Governo da Bahia possui motivações diferentes da eleição para presidente.

“É bastante interessante no contexto da Bahia, diferente de outros estados, porque estamos falando não tanto de uma briga de rejeições. No caso nacional, entre Lula e Bolsonaro, quem tiver menos rejeição vai ganhar. Mas no caso da Bahia, é mais uma briga de níveis altos de aprovação. ACM Neto tem uma boa imagem, é conhecido e o fato de ter uma rejeição baixa é muito bom para ele. Mas o Rui Costa e o Lula também têm uma boa imagem e vão tentar ao longo da campanha transformar votos para o Jerônimo. Nesse processo, a tendência é essa transferência andar bem e Jerônimo crescer cada vez mais”, finalizou Roman.

A pesquisa ouviu 1.683 pessoas na Bahia, entre  8 e 14 de julho, com coleta via recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022 . A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp