Política

Dinheiro do SUS beneficiou prefeituras de familiares de aliados do Planalto

Divulgação/Sesab
Verba de emendas parlamentares do Fundo Nacional de Saúde (FNS) foi distribuída com critérios políticos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 20/05/2022, às 11h08 - Atualizado às 11h11   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O destino das emendas de relator, que compõem o orçamento secreto, segue gerando polêmica. De acordo com levantamento do O Globo, o município de Petrolina, em Pernambuco, foi o mais agraciado do estado com verba parlamentar destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), superando até mesmo a capital pernambucana, cuja população é quatro vez maior.

O motivo seria a ligação entre o ex-governador Miguel Coelho (União) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Dos R$ 65 milhões em emendas de relator, que compõem o orçamento secreto, destinadas no ano passado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pai de Miguel Coelho, à área de saúde, Petrolina desponta como o maior destino, com R$ 13 milhões.

O valor foi negociado por Bezerra com a cúpula do Congresso, indicado pelo senador ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), liberado por Queiroga e transferido ao fundo municipal de saúde de Petrolina.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que não existe nenhuma influência de Queiroga ou qualquer outro gestor da pasta nas indicações das emendas de relator. “Além disso, todo recurso liberado pelo Ministério da Saúde passa por uma rigorosa análise técnica realizada por servidores qualificados das secretarias finalísticas”, concluiu a pasta.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags