Política

Dino ignora promessa e não inclui item importante no Fundo de Segurança; saiba mais

Valter Campanato / Agência Brasil
Ministro não inclui câmeras em fardas como requisito, deixando apenas como opção; promessa era de “prêmio” para estados que implantassem  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 20/08/2023, às 15h34 - Atualizado às 15h36   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O governo Lula (PT) ainda não definiu o uso de câmeras corporais por policiais como critério para os estados e Distrito Federal receberem verba do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Essa promessa acabou não sendo incluída como um dos requisitos do fundo que foram publicados neste mês no Diário Oficial da União (DOU), com validade até 2024.

Desde o momento em que foi confirmado como ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino anunciou que os estados que fizessem a adesão ao modelo de câmaras nas fardas seriam premiados com recursos do FNSP. Este recurso é formado por uma verba bilionária repassada pelas loterias, sendo que os estados e o DF ficariam com 50% do total. A promessa de Dino, no entendo começaria a valer a partir de 2024.

Não virou portaria

Em agosto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou três portarias sobre as novas regras de uso desse fundo para os anos de 2023 e 2024. Contudo, o uso das câmeras no fardamento não foi incluida.

Entre os novos requisitos para os estados receberem a verba, estão a manutenção das estatísticas criminais atualizadas, uma estrutura de pelo menos cinco servidores exclusivos para executar os recursos repassados, entre outras regras. Confira:

Imagem com a lista de regras do FNSP
Foto: MJSP

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp