Economia & Mercado

Prefeitura de Salvador lança projetos para incentivar afroempreendedorismo na cidade

Betto Jr/Secom
Anúncio foi realizado nesta quarta-feira  |   Bnews - Divulgação Betto Jr/Secom

Publicado em 21/07/2021, às 13h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (21) dois projetos para incentivar o afroempreendedorismo na capital baiana. As iniciativas foram chamadas de AfroBiz e AfroEstima, e buscam integrar o afroempreendedorismo à cadeia produtiva econômica e turística da cidade.

O AfroBiz é uma plataforma online e interativa para divulgação de produtos e serviços de afroempreendedores do turismo soteropolitano. Além disso, a iniciativa irá realizar rodadas de negócios para conectar os conteúdos da plataforma com compradores nacionais e internacionais. 

A expectativa da gestão é que ao menos 2,5 mil pessoas se cadastrem na plataforma. 

O projeto AfroEstima é uma iniciativa educacional gratuita que será desenvolvida de forma híbrida (online e presencial), através da oferta de cursos e de mentoria, com conteúdo digital e físico, organizado por trilhas de aprendizagem. Serão realizados cursos de Marketing Digital, Gestão de Negócios e Liderança com foco na juventude negra, passando por módulos chamados de sociais, como "História, cultura afro-brasileira e da diáspora" e "Desenvolvimento Pessoal e Social".

Presente no anúncio, o prefeito Bruno Reis (DEM) destacou que a gestão municipal seguirá investindo em medidas para o fortalecimento do turismo na capital baiana. O demista destacou 
importância do setor de serviços na cidade, área é responsável por 60% do Produito Interno Bruto (PIB) soteropolitano. 

"Salvador, além de suas belezas naturais, do seu rico patrimônio histórico, da força sincretismo religioso, da culinária e de seu povo, tem um plano para valorizar toda cultura e tradição dos nossos irmãos afrodescendentes [...] Nossos diferenciais estão marcados nos quatro cantos da cidade. Vimos a influência afro na música, na culinária, na arte, no nosso patrimônio histórico e no nosso povo. Essa estratégia também é uma das ações da Prefeitura para retomada econômica e do tempo perdido em função da pandemia", afirmou o prefeito.

Também presente no anúncio, Fábio Mota, titular da secretaria de Cultura e Turismo (Secul), ressaltou que demais ações do plano de Turismo Étnico-Afro serão lançadas em 60 dias. "Salvador tem 82% da população negra e é a cidade mais afro do Brasil. O turismo criativo será valorizado com essas ações. A ideia é profissionalizar e qualificar o povo afrodescendente para que a cidade entre no nicho do turismo étnico, que agora estamos abrindo para o mundo inteiro", afirmou Mota.

Ambas as iniciativas foram construídas para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), através de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e executados pelo consórcio composto pelas empresas Getin Aceleradora, Topos Tecnologia, Instituto Iris e o Euvaldo Lodi (IEL/BA).  O investimento total para a execução do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro será de R$15 milhões. 

"O plano foi constituído em 2019 através de discussões e neste momento estamos tirando ele do papel. Foram 658 pessoas envolvidas no processo, entre baianas, capoeiristas, músicos representantes de blocos afros e de terreiros das religiões de matriz africana", complementou o titular da Secult.

Ivete Sacramento, titular da secretaria de Reparação (Semur), convocou toda a comunidade negra e agentes de turismo e desenvolvimento cultural para se engajarem nos projetos anunciados nesta quarta.

"Estamos dando as ferramentas e agora precisamos que o povo e a juventude negra entendam esse esforço que fizemos em conjunto para, no futuro bem próximo, termos pessoas qualificadas, empreendendo com sustentabilidade e com condições para concorrer de igual para igual no turismo internacional. Salvador tem potencial, mas só isso não basta. É preciso que esse potencial esteja aliado a conhecimento e ação", declarou Ivete.

Para se inscrever

As inscrições para quem deseja participar dos projetos podem ser feita no sites do AfroBiz e AfroEstima. Para o Afrobiz, os inscritos serão mapeados e cadastrados conforme segmento de atuação. 

São aptos a participar afroempreendedores residentes de Salvador que trabalham como baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros atores que fortalecem o Turismo Étnico-Afro da capital.  

Já as localidades de atuação das capacitações  que serão ofertadas por meio do AfroEstima contemplarão regiões do Centro Antigo, Rio Vermelho, Itapuã/Orla Norte e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp