Educação

"Este governo não gosta da Educação", critica Jerônimo Rodrigues sobre retirada de recursos do FUNDEB para o Renda Cidadã

Divulgação/Monica Salvador
Secretário critica retirada de recursos do fundo para financiar novo programa social do Governo Federal  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Monica Salvador

Publicado em 29/09/2020, às 17h59   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reagiu ao anúncio do governo Bolsonaro, de financiar um programa de transferência de renda, intitulado Renda Cidadã, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do pagamento de precatórios. "Este governo não gosta da Educação", criticou, nesta terça-feira (29).

"Fazer isso é, simplesmente, descobrir um santo para mal cobrir o outro. O que o Brasil precisa mesmo é ampliar as políticas sociais. Esta é a segunda tentativa de desmonte do FUNDEB. Em julho, durante a votação do Fundo no Congresso, o Governo Federal também tentou retirar 8 bilhões do FUNDEB para o então 'Renda Brasil'", continuou. 

"Agora, o Governo Federal quer desviar o equivalente a 5% do FUNDEB para a proposta do 'Renda Cidadã'. Esta medida compromete o financiamento da Educação, prejudicando estados e municípios e, sobretudo, a população mais pobre, ampliando as desigualdades sociais", completou.

Rodrigues ressaltou, ainda, que a política de assistência social é fundamental para o país, mas que os recursos não devem ser retirados de outras políticas de alcance social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp