Eleições

Três dos quatro ex-vereadores de Salvador eleitos conseguiram ampliar votação

Publicado em 08/10/2016, às 06h00   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro vereadores eleitos no último domingo (2) disputaram as eleições em 2012. Destes, somente três conseguiram ampliar a sua votação no comparativo dos dois pleitos. Foram eles, Marta Rodrigues (PT), Antanázio Júlio (PSDB) e Paulo Magalhães Jr (PV). O único que teve queda na base de votos foi Teo Sena (PHS).

A maior ampliação deste quadro dos edis foi de Paulo Magalhães. O verde pertencia do PSC. Tentou o pleito em 2012 e conseguiu 5.991 votos e ficou na primeira suplência. Enquanto o vereador Heber Santana (PSC) ficou licenciado da Câmara para assumir a secretaria de Relações Institucionais, o primo do prefeito ACM Neto (DEM) assumiu mandato. Saiu maior do resultado de 2016 e ampliou a votação em 3.438 votos totalizando 9.429 eleitores.

Em seguida vem Marta Rodrigues (PT), que tentou reeleição em 2012 e ficou de fora. A petista obteve 5.048 votos naquela ocasião. De lá pra cá chegou a assumir a presidência municipal do PT. No domingo, com o fechar das urnas, a irmã do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, obteve um acréscimo de 1.598 votos. Ficou, no total, com 6.646 votos. Outro detalhe: um dos mais importantes aliados dela foi deputado federal Nelson Pelegrino (PT).

Atanázio Júlio ampliou seu eleitorado em 604 votos. O político concorreu em 2012, pelo PTN, e arrebanhou 5.991 votos. Não se elegeu e ficou como suplente. Chegou a assumir mandato no período em que Tiago Correia permaneceu na presidência da Limpurb. O neo tucano, desta vez, conseguiu 5.349 votos. Contudo, tem seu futuro mandato ameaçado, pois o candidato César Leite, do movimento Vem Pra Rua, teve mais votos do que ele, mas está com a candidatura indeferida.

A única queda foi de Teo Sena (PHS) que contabilizou menos 257 votos em seu quadro de eleitorado. Sena tentou reeleição em 2012 e bateu na trave. Ficou de fora mesmo com a marca de 7.179 votos. Nesse meio tempo assumiu a diretoria de Esportes da prefeitura. Neste ano, apesar da queda, 6.922 votos, conseguiu emplacar mais um mandato por antiguidade. Ele empatou com outro candidato e como era mais velho, venceu a eleição.

Confira o gráfico do desempenho dos ex-vereadores eleitos no comparativo 2012 e 2016:

Colaborou: Luiz Fernando Lima

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp