Eleições

Eleições 2020: Em Itabuna, seis nomes se articulam para o próximo pleito

Divulgação
Dois postulantes apontam com capilaridade para polarizar o pleito  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/08/2019, às 16h03   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O cenário eleitoral para 2020 no município de Itabuna, sul da Bahia, se desenha em torno de seis nomes. Destes, dois apontam com capilaridade para polarizar o pleito. São eles: o médico Antônio Mangabeira (PDT) e o ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD). Além deles, Capitão Azevedo (PTB), Geraldo Simões (PT), Eric Júnior (PP) e Som Gomes, sobrinho do prefeito Fernando Gomes (sem partido), devem concorrer.

O atual prefeito está com 72% de rejeição, o que deve inviabilizar eleger um sucessor. Fernando Gomes já declarou que não disputará a reeleição. A última pesquisa à qual o BNews teve acesso, realizada pela Paraná Pesquisas, apontou Antônio Mangabeira em primeiro, Augusto Castro em segundo e Capitão Azevedo em terceiro lugar.

Antônio Mangabeira, apesar de ser do PDT, partido presidido pelo deputado federal Felix Mendonça, aliado do governador Rui Costa (PT), pode ter o apoio de um oposicionista. Conforme informações obtidas pela reportagem, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, pode anunciar apoio ao pedetista. 

Ao BNews, o deputado federal e presidente estadual do DEM, Paulo Azi, não confirmou nem negou a informação, mas ressaltou que “não existe ainda nada definido em Itabuna”. Em 2018, Mangabeira não seguiu o partido e apoiou Zé Ronaldo para a disputa do governo da Bahia.

Caso haja o apoio do DEM, a tendência é que os candidatos do grupo do governo Rui Costa se unam em torno de um nome. Segundo apuração, o mais cotado é o ex-deputado Augusto Castro. Ele conta com o crivo do senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, e foi o estadual mais votado na cidade ano passado, embora não tenha sido reeleito. Além de Augusto, do grupo de Rui, o médico da Santa Casa de Misericórdia, Eric Júnior, é o nome do PP, partido do vice-governador João Leão, atual presidente da sigla no estado, e Geraldo Simões, do PT, partido do governador. Davisson Magalhães (PCdoB), deputado federal licenciado e secretário de Trabalho e Esporte da Bahia, chegou a ser cotado, mas declarou que não será candidato.  

Ainda segundo informações de bastidores, Capitão Azevedo deve mudar de partido.

Último pleito  
Em 2016, Fernando Gomes se elegeu pelo DEM e obteve 32% dos votos, com 34.152 mil. Em segundo ficou Dr Mangabeira com 17%, obtendo 18.813. Augusto Castro, na época pelo PSDB, com 16% e Capitão Azevedo com 16%. A cidade conta com 212 740 mil habitantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp