Eleições

Lídice diz que intensificará conversas com Bellintani sobre candidatura com final do Brasileirão

Bruno Luiz/BNews
Ela explica que principais decisões sobre 2020 devem ficar para depois do carnaval e diz que legenda terá candidato independente do cenário  |   Bnews - Divulgação Bruno Luiz/BNews

Publicado em 09/12/2019, às 12h10   Bruno Luiz/Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal e presidente do PSB baiano, Lídice da Mata disse na manhã desta segunda-feira (9) avalia que com a conclusão do Campeonato Brasileiro possibilitará que as conversas entre a legenda e o presidente do Esporte Clube Bahia Guilherme Bellintani (sem partido) sobre as eleições municipais de 2020 se intensifiquem.

A parlamentar afirma que não há negociação entre o PSB e Bellintani, mas um desejo do atual presidente do Bahia em disputar as eleições do próximo ano. Assim, ele estaria conversando com a legenda, e, “aos poucos” descobrindo sua identidade política e ideológica com o PSB. "Não tem nenhuma negociação. Não estou trocando nada com Bellintani, nem ele comigo", salientou.

Em pesquisa divulgada nesta manhã, Bellintani aparece em segundo lugar, com 9% das intenções dos votos, em cenário liderado pelo vice-prefeito e secretário municipal de e Infraestrutura e Obras Públicas Bruno Reis (DEM). Na simulação em que o nome de Reis é substituído pelo deputado estadual licenciado e secretário municipal de Saúde, Léo Prates (democrata com as malas prontas para o PDT), Bellintani lidera.

Lídice explica que as principais decisões relacionadas ao certame eleitoral do próximo ano devem ficar para depois do carnaval. Da mesma forma, a parlamentar salienta que as candidaturas terão de ser definidas antes das convenções principais, para que sejam construídas. A presidente do PSB lembra que abril de 2020 será o prazo máximo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os partidos recebam novos filiados.

Embora concorde com o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia AL-BA, o deputado estadual Alex Lima (PSB), sobre a importância de que Bellintani tome sua decisão quanto a uma eventual candidatura, Lídice salienta que o partido terá candidatura independente da situação.

"Se não for Bellintani, serei eu. Será outro que o partido indicar. Nós teremos candidatura e estamos de braços abertos para que Bellintani venha e consolide uma discussão com um programa avançado, tendo base a economia criativa em Salvador", afirmou.

Mais exatamente sobre os números divulgados pela Real Time Big Data, Lídice avalia que levantamentos realizados no atual momento consistem em meros "exercícios de imaginação". Para ela, não é real colocar o vice-prefeito Bruno Reis com tal percentual de vantagem em relação aos demais concorrentes. Reis surge em um dos cenários com 20% das intenções de voto, ostentando uma diferença de 11 pontos em relação ao segundo colocado.

"Isso não demonstra o conhecimento real da cidade sobre ele. Mas ninguém discute pesquisa. Pesquisa é pesquisa, pode ser uma fotografia de momento e nem eu vou ousar desqualificar qualquer pesquisador", ponderou. A deputada acrescenta que o processo eleitoral é muito distinto de qualquer pesquisa, e que em outubro será possível constatar o real peso do eleitorado de Salvador.

Na opinião de Lídice, o governador Rui Costa (PT) é o “grande puxador de votos na cidade”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp