Eleições

Prates reafirma pré-candidatura e diz que adoraria ter Geraldo Jr como vice

Divulgação/Ascom CMS
Durante entrevista à Rádio Metrópole, secretário municipal de Saúde falou da desfiliação do DEM e relação com ACM Neto e Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom CMS

Publicado em 17/01/2020, às 09h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Saúde Léo Prates foi o entrevista do jornal da Bahia no Ar, apresentado pelo jornalista José Eduardo, nesta sexta-feira (17). Durante a conversa, Prates falou sobre seus planos de ser candidato à prefeito de Salvador, sua relação com o prefeito ACM Neto (DEM) e o com o vice-prefeito, e secretário municipal de Infraestrutura, Bruno Reis (DEM) – bem como com políticos de campos ideológicos distintos. 

Questionado se seria vice na chapa de Bruno Reis - anunciado pré-candidato ao executivo estadual no último dia 6 de janeiro -, Prates avaliou que a escolha de quem ocupará este lugar é uma decisão que deve ser tomada de acordo com a circunstância eleitoral do momento. “Acredito que candidatura de vice é circunstância”, disse. Anteriormente, o Neto disse que o anúncio de vice na chapa encabeçada por Reis será anunciado em agosto.

Durante a entrevista, Prates aproveitou também para elogiar o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (Solidariedade). O secretário descreveu o edil como um “monstro” no quesito articulação política, e após brincar que pediu alguns conselhos para o presidente da casa, disse que adoraria ter Júnior como seu próprio vice-prefeito. O vereador era pré-candidato a prefeito até o último dia 5 de janeiro, quando decidiu abrir mão da disputa. Sua desistência arrastou Solidariedade, MDB, PSC e PTB para a base de Reis. 

Prates ainda reafirmou que mantem sua pré-candidatura para a prefeitura de salvador. O secretário avaliou que esse é um momento “de escuta”, e que as candidaturas de fato só serão colocadas em agosto – quando acontece as convenções de homologação. Ele afirma que sua relação com Neto segue sendo de amizade e respeito, e que nunca escondeu suas pretensões de concorrer ao Thomé de Souza. 

Contudo, acrescentou que, no momento, “cada um está correndo atrás do seu”. Sobre o status atual de sua relação com o secretário de Infraestrutura, Prates comparou a situação com uma entrevista de emprego na qual bons amigos de uma mesma área concorrem a uma mesma vaga. “[Minha relação com Bruno Reis] Excepcional. Bruno é um amigo que tenho. Mas nesse momento cada um está segundo sua estrada”, opinou.

Ele também explica que decidiu não participar do cortejo político da Lavagem do Bonfim desta quinta-feira (16) em virtude do seu processo de desfiliação do DEM, e espera de uma definição da justiça eleitoral sobre o tema. Prates alegou “perseguição política” para solicitar sua saída da legenda.  Como não poderia caminhar ao lado do grupo do prefeito ou dos correligionários do PDT – legenda a qual pretende aderir -, ele preferiu não subir a Colina Sagrada sozinho. 

Prates também comentou declaração dada pelo vice-governador, e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP) no mesmo programa no início desta semana. Na ocasião, Leão disse que “ACM Neto terá dois candidatos a prefeito. Bruno Reis e o secretário da Saúde Léo Prates”.

Na ocasião, o pepista afirmou que havia conversado com Prates no fim de semana e o deputado licenciado reafirmou o interesse de disputar a prefeitura de Salvador. Prates confirmou o diálogo telefônico, e negou que tenha dito que poderia aderir a base do governo. 

Ele completou dizendo que que a chance de deixar a base do prefeito é “zero”.  “Foi uma conversa amena, bem-humorada. Leão é uma pessoa amena”, disse.  Prates ressaltou que possui amizades com políticos de diversos campos ideológicos, e que ser adversário político não pressupõe uma inimizade. Ele recordou, por exemplo, do auxílio que o deputado federal Caca leão lhe ofereceu para arrecadar votos no interior do estado durante as eleições de 2018.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp