Eleições

Camaçari: Pesquisa aponta Elinaldo como mais bem posicionado entre candidatos

Vagner Souza/Arquivo BNews
Segundo o estudo, feito a pedido do PSC, o democrata aparece na liderança tanto na estimulada quanto na espontânea  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 19/02/2020, às 14h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa encomendada e divulgada nesta quarta-feira (19), registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o TSE: BA-09808/2020, aponta Elinaldo Araújo (DEM) como o candidato mais bem posicionado para a disputa pela prefeitura de Camaçari deste ano.

Segundo o estudo, feito a pedido do PSC, o democrata aparece na liderança tanto na estimulada quanto na espontânea. Elinaldo registrou 21,3% das intenções de voto, contra 6,7% de Ivoneide Caetano (PT) na primeira, enquanto aparece com 37,7%, contra 21,3% da petista na segunda.

No cenário espontâneo Fabio Lima (PP), Luiz Caetano (PT) e Pedrinho de Pedrão (Avante) aparecem com 1,8%, 1,5% e 0,4%, respectivamente. Já no estimulado, Fábio Lima e Pedrinho de Pedrão aparecem com 3,7% e 2,8%, respectivamente. 

O levantamento ainda aponta que a gestão de Elinaldo é aprovada pela maioria da população. Os dados apontam que 50,2% dos entrevistados aprovam a gestão do democrata, enquanto 41,7% reprovam. Cerca de 8,1% não souberam ou não responderam. 

Análise direta

Na disputa direta estimulada, a pesquisa aponta que Elinaldo larga na frente com 41% contra 24,5% de Ivoneide. Neste cenário, 14,2% se disseram indecisos e 20,3% optaram pela opção de voto branco ou nulo. 

Na outra opção, Elinaldo aparece com 45,2% contra 13,7% de Fábio Lima. Indecisos ficaram com 15,2%, enquanto brancos e nulos somaram 25,9%. 

Os entrevistados também responderam quem acreditavam que ganharia a eleição, independente de quem votam. Neste cenário, Elinaldo aparece com 47,5%; Ivoneide foi apontada por 19% das pessoas ouvidas na pesquisa. Fábio Lima (3,5%) e Pedrinho (0,8) vêm em seguida. Cerca de 29,2% não souberam ou não responderam. 

A pesquisa ouviu 600 pessoas em Camaçari entre os dias 16 e 18 de fevereiro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número TSE: BA09808/2020. A margem de erro de 3,35% e o intervalo de confiança é de 90%.

“Dentro do nosso trabalho estratégico de buscar o crescimento e fortalecimento do PSC no estado, nós elegemos Camaçari como um dos municípios estratégicos, como importante dentro do cenário político da Bahia. Por isso, o partido decidiu fazer uma pesquisa para balizar nossas decisões no município, especialmente neste ano eleitoral. Inclusive, neste sentido, temos interesse também de realizar pesquisas em outros municípios”, afirmou o presidente estadual do PSC, Heber Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp