Eleições

Duda Sanches apoia reserva de recursos para candidaturas negras e diz que DEM já faz distribuição igualitária

Arquivo BNews
Vereador que preside partido em Salvador diz que é favor de toda iniciativa que repare a "dívida histórica"  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/07/2020, às 13h42   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Duda Sanches, presidente do DEM em Salvador, disse em conversa com o BNews neste domingo (5) que concorda com a criação de uma reserva de recursos destinados à candidaturas negras, que está em análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A proposta obrigaria a uma distribuição igualitária entre candidatos brancos e negros nos partidos.

"Tudo que venha contribuir com a dívida histórica que nós temos é positivo. E em Salvador, falamos da cidade mais negra fora da África, ajudar é algo que o Democratas apoia", afirmou.

Para o DEM, no entanto,  a aprovação "não mudará muito", diz Duda. Segundo o presidente da sigla na capital, dentro do partido - ao menos localmente - este repasse já é feito de "forma justa".

"A lei, mesmo existindo, não mudará muito o nosso cenário, já que a gente já tem esse 'modus operandi'", garantiu.

Segundo um estudo da FGV Direito São Paulo, homens brancos representaram 43,1% de todos os candidatos a deputado federal nas eleições de 2018, mas concentraram cerca de 58,5% das receitas de campanha. 

Atualmente, não há nenhum dispositivo legal que obriga os partidos a lançarem um número mínimo de candidatos negros. Ao entrar com a consulta no TSE, a deputada federal fluminense Benedita da Silva (PT) pediu que o tribunal estabelecesse uma cota de 30% de candidaturas negras para cada agremiação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp