Eleições 2020

Mata de São João: Oposição vê favorecimento a Gualberto em nomeações na prefeitura; assessoria nega

[Mata de São João: Oposição vê favorecimento a Gualberto em nomeações na prefeitura; assessoria nega]
Por: Arquivo/BNews Por: Henrique Brinco e Eliezer Santos 0comentários

O alto número de exonerações e nomeações nos últimos meses na Prefeitura de Mata de São João (BA) está chamando a atenção, sobretudo porque acontecem poucos meses antes da eleição de 2020. Uma fonte do BNews na cidade, que prefere não ser identificada, enviou para a reportagem uma série de publicações no Diário Oficial que comprovam as movimentações. São 106 decretos, ao todo.

A fonte é ligada à oposição, obviamente, e diz que os atos têm objetivos eleitorais para dar cargos a cabos eleitorais do ex-deputado João Gualberto (PSDB), pré-candidato nas eleições municipais de 2020. A atual gestão é comandada por Marcelo Oliveira, aliado do tucano. A informação está sendo amplamente compartilhada em grupos de WhatsApp do município.

Procurada, a Prefeitura de Mata de São João reconheceu as nomeações, mas deu uma justificativa diferente. Declarou "que entre março e junho deste ano, justamente no período da quarentena provocada pelo Coronavírus, quando uma das principais medidas de contenção da curva de crescimento de contágio foi exatamente a  suspensão das aulas, exonerou  64 servidores, mais de 90% ligados à pasta da Educação, com o objetivo de adequar e reorganizar o quadro funcional nessa área".

"A partir de abril, o Município iniciou os trabalhos de implantação de uma plataforma de ensino remoto, bem como o planejamento para a retomada das atividades escolares presenciais e a recompor o seu quadro com a contratação, neste período, de 62 servidores. Entre esses alguns que haviam sido desligados, o que exclui o argumento de motivação política", declarou, em nota.

A gestão disse ainda que novos profissionais também foram contratados para atender as especificidades "da nova realidade que vivemos". "A administração municipal de Mata de São João está concentrada na prevenção e no combate ao Novo Coronavírus e na manutenção dos serviços públicos".

Gualberto também foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações. 

Leia também: Como adiantado pelo BNews, PT, PSD e PP formam aliança em Mata de São João contra grupo de Gualberto

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas