Eleições

Ivete Sacramento é apontada como favorita para a vice de Bruno Reis, avaliam interlocutores de Neto

Imagem Ivete Sacramento é apontada como favorita para a vice de Bruno Reis, avaliam interlocutores de Neto
Perfil da ex-secretária pode ser usado para fazer frente contra Major Denice e Olívia Santana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/07/2020, às 20h01   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O nome da ex-secretária da Reparação, Ivete Sacramento, cresceu na bolsa de apostas para a vice do pré-candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (DEM). O martelo ainda não está batido e tem muita água para rolar. Todavia, se eleição fosse hoje, a ex-reitora da UNEB, filiada na surdina ao Republicanos, seria a escolhida para ocupar o posto segundo fontes ouvidas pelo BNews.

Leia também:Ivete Sacramento admite que pode aceitar vice de Bruno Reis se for da vontade de "Deus e dos homens"

O nome da professora, inclusive, já aparece à frente de Ana Paula Matos, ex-titular da Sempre e filiada ao PDT. Ela vinha sendo apresentada como opção a Leo Prates (que também era cotado para a vice, mas desistiu). Por ora, até para não tensionar a situação, o discurso oficial dos carlistas continuará sendo de que Geraldo Júnior (MDB) tem prioridade para a vaga. Os nomes de Irmão Lázaro e Manassés também estão em avaliação, mas a bola da vez está mesmo com Ivete.

 Uma nota publicada pelo BNews na semana passada, na qual a própria ex-secretária da Reparação admite a possibilidade da dobradinha com Bruno, teve ampla repercussão positiva na avaliação de interlocutores da Prefeitura de Salvador. Ela também começa a ganhar projeção após a base do governador Rui Costa (PT) trazer a candidatura de duas mulheres negras: Major Denice Santiago (PT) e Olívia Santana (PCdoB). Com isso, as pautas do racismo e do feminismo deverão ser prioridades das campanhas. As duas devem utilizar os temas para tentar desconstruir Bruno, um homem branco.

Além de promover ações em defesa da igualdade racial, Ivete também tem influência dentro da comunidade LGBTQIA+, o que pode deixar a chapa mais palatável entre os eleitores de centro-esquerda. "Ivete começa a ganhar projeção por vários motivos. Hoje todo mundo sente falta da mulher e da representatividade da cor. O LGBT também sente isso. Isso faz crescer o apelo popular", avalia uma fonte de dentro do Palácio Thomé de Souza, em condição de anonimato.

"Ana Paula já não é mais secretária, perdeu o holofote. Acho que Ivete ganha muito espaço. Primeira mulher negra a ser reitora de faculdade, instruída, implantou o plano de igualdade racial da Prefeitura.... Ela vem mantendo uma postura de ascendência para brigar".

Nesta quarta-feira (15), o vereador Claudio Tinoco (DEM), integrante do grupo mais íntimo de ACM Neto (DEM), também fez elogios rasgados para Ivete em uma entrevista. "Particularmente, considero que a ex-secretária da Reparação, Ivete Sacramento, reúne algumas condições que, se eu fosse o candidato... E aí me permita dizer, acho que a escolha é de Bruno Reis. Quem tem que escolher o vice é Bruno Reis. Uma vez que nós aceitamos defendê-lo e marchamos com o prefeito ACM Neto e o candidato nosso é Bruno, cabe à ele escolher aquele que é o seu parceiro ou parceira. Ele que vai ser o representante", declarou  ao programa "Direto Ao Ponto", da Rádio 100. "Não sei se tem mais alguém além dela que foi do primeiro dia de nomeada até o dia que ela precisou sair para se desincompatibilizar. Então, ela tem total legitimidade para ser uma representante do legado de ACM Neto nesta chapa".

A filiação na calada na noite de Ivete ao Republicanos também é outro motivo que levanta suspeitas sobre o favoritismo dela. A sigla tem feito pressão junto ao prefeito para conseguir a vice, já que foi preterida na última eleição municipal. A saber.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp