Eleições

Saiba quem são os candidatos a prefeito de Salvador em 2020

BNews
BNews lista todos os nove postulantes da corrida pelo Palácio Thomé de Souza  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 15/11/2020, às 05h00   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador tem nove candidatos em disputa na eleição municipal de 2020: Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB), Major Denice Santiago (PT), Cezar Leite (PRTB), Bacelar (Podemos), Hilton Coelho (PSOL), Celsinho Cotrim (PROS) e Rodrigo Pereira (PCO). O número só é inferior ao da eleição de 2004, quando a capital registrou 10 candidatos. A campanha teve início no dia 27 de setembro. De lá para cá, os postulantes passaram por uma longa campanha, dificultada pela pandemia da Covid-19. O BNews lista agora os perfis dos postulantes da capital.

Veja abaixo o perfil dos candidatos, em ordem alfabética:

Bacelar (Podemos)
Vice: Magno Lavigne
Partidos da base: Podemos, Rede e PTC

Bacelar é deputado federal em segundo mandato, reeleito com quase 150 mil votos. Ocupa a presidência do Podemos na Bahia e vice-líder da legenda na Câmara. Foi vereador por Salvador por quatro vezes e deputado estadual outras duas. Tendo como principal bandeira a educação pública, ocupou o cargo de Secretário de Educação da capital baiana em 2010, onde permaneceu por três anos.  

Como deputado federal pelo Podemos, com mais de 95 mil votos, chegou à Câmara dos Deputados onde é titular da Comissão de Educação. Atualmente, é presidente da Comissão Especial que analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).   

Além disso, é um dos vice-líderes da Minoria na Câmara, membro titular da Comissão Especial que analisa o projeto de lei que permite a comercialização de medicamentos baseados em cannabis sativa (PL 399/15) e da Comissão Especial que analisa o Novo Código Brasileiro de Trânsito.  Também atua como Coordenador da Frente Parlamentar Pela Aprovação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil. 

Apresentou a PEC 158/2015, que reconhece como entidade familiar o núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade. Recentemente apresentou o Projeto de Lei (3435/2020) que reconhece o direito de casais LGBTQIA+ de adotar crianças e adolescentes.  Também é do parlamentar, há o PDC 512/2016 para revogar portaria 158/2016 do Ministério da Saúde e a resolução 34/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos trechos em que determinam a proibição de homossexuais doarem sangue.  

Bruno Reis (DEM)
Vice: Ana Paula Matos (PDT)
Partidos da base: DEM, MDB, PSDB, Republicanos, PDT, PL, PSL, DC, PSC, Solidariedade, Cidadania, Patriota, PMN e PV

Bruno Reis é vice-prefeito e candidato a prefeito de Salvador. Começando cedo na vida pública, Bruno militou ativamente no grêmio estudantil. Em 1997, foi aprovado no curso de Direito, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde fez parte do Diretório Acadêmico, assim como do Escritório Modelo, no qual atuou oferecendo assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda.

O vice-prefeito foi estagiário na Câmara de Vereadores, em 1998, tornando-se, depois, assessor na mesma instituição. Cargo que também ocupou na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e no Congresso Nacional, auxiliando o então deputado federal ACM Neto, com quem trabalhou desde o início de 2000, tendo sido o primeiro assessor do atual prefeito de Salvador. Quando ACM faleceu, Bruno assessorou o seu suplente no Senado Federal, ACM Júnior.

Em 2010, Bruno Reis chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pela primeira vez, com 55.267 votos. Em 2014, foi reeleito deputado estadual, com uma das mais expressivas votações do estado (89.607).  Foi escolhido Destaque Parlamentar de 2011 e 2012.

No início de 2015, atendendo a um convite do prefeito ACM Neto, Bruno assumiu a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). À frente da pasta, lançou diversos projetos, como o Morar Melhor, Primeiro Passo e Cuidar, conhecido como o SAC dos pobres. Ele ainda ampliou o serviço de acolhimento à população em situação de rua e ajudou a criar o auxílio emergência para indenizar as vítimas das chuvas.

Em 2019, Bruno assumiu a secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, ajudando a tocar importantes projetos para a capital baiana, a exemplo do Morar Melhor, do BRT, do Centro de Convenções, da requalificação do Centro Histórico, da Bacia do Mané Dendê e de diversos trechos de orla, além de empreendimentos de habitação popular, como a Vila Barro Branco, de reurbanização de córregos e canais e de recuperação de pontes e viadutos.

Celsinho Cotrim (PROS)
Vice: Popó (PROS)
Partidos da base: PROS


Celsinho Cotrim é Administrador e Planejador Municipal com pós-graduação em Gestão Governamental e também, é apresentador de televisão.

Foi candidato a Senador da República em 2018 com uma votação final de 41.055 votos, sendo destes, 13.732 somente em Salvador, tornando-se um dos mais votados do partido nacionalmente.

Cezar Leite (PRTB)
Vice: Tenente Maciel (PRTB)
Partidos da base: PRTB

Cezar Leite é médico e, desde 2012, passou a atuar no ativismo político, tendo como principais bandeiras a inclusão das pessoas com deficiência e o combate à corrupção. É presidente municipal do PRTB,  partido do vice-presidente Mourão e candidato à prefeitura de Salvador, representante da direita na disputa eleitoral. É também apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

A partir da crise política de 2013 e dos desdobramentos da Operação Lava-Jato e do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Cezar resolveu entrar no ativismo político. Ex-militante do Movimento Brasil Livre (MBL), ele candidatou-se ao cargo de vereador de Salvador em 2016 e foi eleito em uma campanha que não utilizou recursos públicos nem fundo partidário. Hoje é integrante do movimento Médicos Pelo Brasil.

Na Câmara Municipal de Salvador, manteve um mandato em defesa da propriedade privada, dos valores e princípios conservadores, defendendo bandeiras como aumento da qualidade de vida para deficientes.

Como vereador, é presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, presidente da Comissão de Assistência Social e Direito das Pessoas com Deficiência e encabeça lutas constantes pela melhoria da saúde pública e uma cidade mais inclusiva.

Major Denice Santiago (PT)
Vice: Fabíola Mansur (PSB) 
Partidos da base: PT e PSB

Denice Santiago Santos do Rosário é psicóloga, pós-graduada em Gestão de Direitos Humanos e Segurança Pública, possui o título de mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e é doutoranda no Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM – UFBA). É idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, patrulha da Policia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) que salvou a vida de 6 mil mulheres violentadas. 

Ganhou títulos de Maria Felipa da Contemporaneidade, pela Associação Maria Felipa (2013); Mulheres Guerreiras, pela Câmara de Vereadores de Salvador (2011); Mulheres Negras – Edialeda Salgado, pela Secretaria Municipal de Reparação (2011); e Maria Bonita, pela Secretaria de Políticas para Mulheres (2011). Ganhou ainda a Comenda Dois de Julho, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba, 2018); Comenda Maria Quitéria, pela Câmara Municipal de Salvador (2018), entre outros.

Foi a primeira vencedora do Prêmio Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2017); recebeu o Diploma Muller Cidadã Bertha Lutz, pelo Senado Federal (2017); a Medalha do Mérito Policial Militar (Bahia e Sergipe); a Medalha do Mérito Militar Brigadeiro Falcão (Maranhão, 2017); a Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia; além do Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas, pela Revista Cláudia, da Editora Abril; e o Shopping Barra Mulher (Salvador, 2017). 

Candidata pela primeira vez, filiou-se ao PT em março deste ano.

Hilton Coelho (PSOL)
Vice: Rosana Almeida (PSOL)
Partidos da base: PSOL

Hilton Barros Coelho é servidor público federal. Militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), atua desde jovem nos movimentos sociais, defendendo os ideais do socialismo.

Foi eleito vereador nas eleições de 2012 com 16.408 votos (1,27% dos válidos) pela Coligação “Chega de Vender Nossa Cidade” (PSOL-PCB). Reeleito em 2016. Nas eleições de 2018, com 35.733 votos garantiu vaga à ALBA, tornando-se o primeiro deputado do PSOL.

Tem um mandato em defesa da estatização da saúde, o combate às opressões sociais, reforma agrária sob controle dos trabalhadores, educação pública, gratuita e de qualidade.

Na Assembleia Legislativa se define como sendo um canal e um instrumento da resistência negra, indígena, feminista, LGBT, ecossocialista e popular no Parlamento e sobretudo nas ruas.  

Pastor Sargento Isidório (Avante)
Vice: Eleusa Coronel (PSD)
Partidos da base: Avante e PSD

O Pastor Sargento Isidório é Policial Militar e Técnico em Enfermagem. É o idealizador e líder espiritual da Fundação Doutor Jesus - entidade de 29 anos que trata, previne e atua na recuperação de dependentes químicos do Estado. Mais de 50 mil baianos já foram recuperados na instituição.

O Pastor Sargento Isidório também já desempenhou as funções de feirante, cobrador de ônibus, vendedor de geladinho e professor de folclore. Ingressando na Polícia Militar da Bahia, via concurso público, em 1981. Na Corporação comandou pelotões, exerceu a função de 1º Sargento, instrutor de capoeira e foi um importante personagem no movimento reivindicatório da PM em 2001. 

Atualmente, o Pastor Sargento Isidório é presidente estadual do AVANTE na Bahia, candidato a Prefeito de Salvador e o Deputado Federal mais votado nas últimas eleições (2018) em Salvador.

Olívia Santana (PCdoB)
Vice: Joca Soares (PP)
Partidos da base: PCdoB e PP

Olívia Santana foi eleita Deputada Estadual, pelo PCdoB-BA, em 2018, e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, em 2019. É pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PCdoB. 
Formou-se em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Iniciou a vida política em 1988, como presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA.

Foi vereadora de Salvador por 10 anos. Olívia foi titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, e na equipe do governador Rui Costa, Olívia Santana dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia.

Rodrigo Pereira (PCO)
Vice: Marcelo Millet (PCO)
Partidos da base: PCO

Rodrigo Pereira da Silva. 34 anos. Natural de Simões Filho. Uma filha. Militante revolucionário. Tem atuação política desde os 16, agindo em diversas frentes, como o movimento estudantil, movimento negro, luta pela terra e moradia e todas as formas de libertação da classe trabalhadora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp