Eleições

Candidaturas de prefeitos viram plataforma de partidos para disputa estadual em 2022; entenda

Valter Pontes/Divulgação
É com esse pensamento que o PSD, por exemplo, já lançou 243 nomes para disputar prefeituras na Bahia  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Divulgação

Publicado em 29/09/2020, às 21h35   Pedro Vilas Boas e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

As eleições municipais de 2020 podem eleger mais do que prefeitos e vereadores. Isso porque o que acontece neste ano vai influenciar diretamente nas eleições de 2022, quando serão eleitos novos governadores e presidente da República. É com esse pensamento que o PSD, por exemplo, já lançou 243 nomes para disputar prefeituras na Bahia.

O senador Otto Alencar (PSD) é especulado como candidato ao governo do estado nas próximas eleições, seja na cabeça de chapa ou para ocupar a vaga de vice. Eleger prefeitos é uma boa forma de começar a trilhar o caminho do Palácio de Ondina. Segundo os números analisados pelo BNews no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PP tem 180 candidatos a prefeituras do estado, enquanto o PT registrou 147 e PSB 79 nomes.

Independentemente do que aconteça, esses partidos estarão juntos em 2022. A reportagem apurou que o líder do PSD na Bahia pode ser vice em uma eventual candidatura ao governo do atual senador Jaques Wagner (PT). Com isso, o PP tentaria uma vaga no Senado, já que Otto não buscaria a reeleição. O nome cogitado para isso é o do deputado federal Cacá Leão (filho do vice-governador João Leão). Eventual candidatura de Wagner abriria espaço para o PSB chegar ao Senado com o suplente Bebeto Galvão (PSB).

Mas a chapa poderia continuar sendo composta por PT e PP, com o senador Jaques Wagner no comando. O partido liderado no estado pelo atual vice-governador João Leão poderia indicar para a aliança ao lado do petista o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nelson Leal, ou o deputado federal Ronaldo Carletto.

O PSD também lidera o volume de candidaturas a vice, com 159 postulantes, seguido novamente pelo PP, que registrou 128 nomes, do PT, que lançou 138, e do PSB com 82. Para vereadores são 4.639 do PSD, 3.830 do PP, 3.524 do PT e 2.451 do PSB.

ACM Neto

Na base do atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o pensamento também está em 2022, mas o cenário é mais principiante. Apesar disso, o nome do presidente nacional do Democratas é tido como "candidato natural", como definem. O democrata encerra seu mandato neste ano.

O DEM tem 94 registros de candidaturas a prefeituras da Bahia; PDT e PL lançaram 64 nomes; Republicanos, 52. A aliança entre Democratas e PDT é ressaltada principalmente em Salvador, onde o partido, apesar de integrar a base do governador Rui Costa (PT) no âmbito estadual, decidiu apoiar o indicado de Neto, Bruno Reis (DEM). A parceria foi costurada pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que vai tentar, mais uma vez, ocupar a cadeira de presidente da República.

Enquanto o DEM apoiaria o nome de Ciro para o Planalto, o PDT estaria ao lado de ACM Neto na disputa pelo governo baiano. Enquanto isso, Republicanos pode até mesmo compor a vice na chapa do atual prefeito da capital baiana.

Ainda são 106 candidatos a vice do DEM na Bahia; 85 do PL; 67 do Republicanos; e 59 do PDT. Já para as Câmaras Municipais, o Democratas registrou 2.590; o PL 1.960; Republicanos, 2.045; e PDT registrou 1.885.

Matérias Relacionadas

Raio-X: PSD reúne maioria de candidatos inscritos no TSE para disputa de eleições municipais na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp