Eleições

Eleições nas ilhas: Confira os detalhes da disputa pelas Prefeituras de Vera Cruz e Itaparica

Agência Brasil
Saúde e educação estão entre pautas mais urgentes para próximos gestores municipais  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 16/10/2020, às 09h11   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa pela Prefeitura de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), traz, neste ano, dois nomes já conhecidos da população, que são do atual prefeito Vinícius (MDB) e do ex-gestor Magno (PT), além de Anne Sales (PP) e Titia (PRTB).

Com um governo bem avaliado, Vinícius aparece no cenário como o favorito. Já o adversário, Magno, tem contra si o fato de ter saído desgastado do segundo mandato, considerado ruim na cidade, tendo, inclusive, sido derrotado na tentativa de lançar um sucessor: Toinho acabou ficando em segundo lugar, desbancado por Marcos Vinicius.

Já Anne é considerada pessoa de confiança de Fabíola Mansur, vice de Major Denice (PT) em Salvador. Inicialmente, cogitava-se que a oposição lançaria candidatura unificada, o que não se concretizou em Vera Cruz.

Educação e saúde
Entre as pautas prioritárias para o candidato eleito, falar em educação será fundamental. Isso, porque, Vera Cruz alcançou, em 2019, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,8 pontos nos anos iniciais e de 3,6 nos anos finais, ambos abaixo da média nacional, de 5,68 e 4,46, respectivamente.

Entre os alunos frequentando os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Vera Cruz, 29% apresentavam distorção idade-série em 2019, ou seja, estavam mais de dois anos atrasados em relação à série adequada à sua idade. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, 44,2% dos alunos apresentavam distorção idade-série.

Também de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados alcançados por Vera Cruz ficam abaixo dos números nacionais de 10,9% nos anos iniciais e 29,95% nos anos finais.

Já na área da saúde, aquele se eleger prefeito de Vera Cruz para o período entre 2021 e 2024, tratar da saúde pública, em especial da cobertura vacinal da população, será imprescindível. De acordo com dados de 2019 do Programa Nacional de Imunização, 34% da população de Vera Cruz está imunizada conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O número é inferior à média nacional, que é de 57,32% da população.

Itaparica
A disputa pela Prefeitura de Itaparica conta com apenas três nomes, incluindo o da atual prefeita Professora Marylda (PSB), que tenta a reeleição, além de Raimundo da Hora (PSD) e Zezinho (PTB).

Com as três chapas, a eleição no município se desenha da seguinte forma: Marylda se valendo do bom trabalho realizado nos últimos anos, enquanto Zezinho tem o apoio do atual prefeito e candidato à reeleição em Vera Cruz, também muito bem avaliado pela população. Já Raimundo, que tem Carlinho da Pesca como vice, traz consigo o fato de ter sido o vereador mais bem votado em Itaparica, além de ter sido vice-prefeito da gestão de Vicente.

A corrida eleitoral contava com mais um nome, o de Sheila Varela (PP), esposa do apresentador Raimundo Varela, desistiu da pré-candidatura. De acordo com ela, à época, era o momento de se dedicar à família, principalmente em meio à pandemia da Covid-19.

Prioridades
Assim como em Vera Cruz, a questão da educação básica de Itaparica precisa ser assunto presente na agenda do próximo gestor municipal. A cidade alcançou, em 2019, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 4,7 pontos nos anos iniciais e de 4,3 nos anos finais, enquanto a média nacional foi de 5,68 e 4,46 respectivamente.

Entre os alunos frequentando os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Itaparica, 30,2% apresentavam distorção idade-série em 2019, e nos anos finais do Ensino Fundamental, 31,1% dos alunos apresentavam distorção idade-série. A média nacional no período foi de 10,9% e 29,95%, respectivamente, ambas menores que as do município baiano.

A situação da cobertura vacinal é gritante em Itaparica, com apenas 8% da população de acordo com o Calendário Nacional, segundo dados de 2019 do Programa Nacional de Imunização. Apenas para se ter uma ideia, a média nacional é de 57,32%, enquanto na Bahia 44,22% estão em dia com as vacinas.

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp