Eleições

Caminhada de Olívia Santana provoca grande aglomeração e empurra-empurra na Boca do Rio; veja fotos

BNews/Vagner Souza
Equipe do BNews flagrou desrespeito ao isolamento social e uso incorreto de máscaras; resolução do TRE-BA veta esse tipo de evento  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 24/10/2020, às 12h10   Henrique Brinco e Yasmin Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A caminhada promovida pela candidata Olívia Santana (PCdoB) na Boca do Rio, na manhã deste sábado (24), causou uma grande aglomeração no bairro. A reportagem do BNews esteve no local e fez uma série de flagras de desrespeito ao isolamento social recomendado diante da pandemia do novo coronavírus. Alguns participantes, incluindo cabos eleitorais, também dispensaram ou fizeram o uso irregular de máscaras. Ainda houve "empurra-empurra" em alguns momentos.

Alguns moradores que não estavam participando protestaram contra a passagem do grupo, gritando de fora frases como "A vacina da Covid chegou aí?". O evento terminou no final de linha do bairro, que tem ruas estreitas e aglutinou ainda mais a multidão.

Em setembro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) regulamentou a atuação da Justiça Eleitoral baiana no contexto da pandemia de Covid-19. De acordo com a Resolução nº 30/20, partidos e coligações deverão respeitar o distanciamento social e limite de público máximo de 100 pessoas por evento. Quem desrespeitar as orientações poderá ser enquadrado como crime de desobediência nos termos do artigo 347 do Código Eleitoral.

Olívia Santana faz parte da base aliada do governador Rui Costa (PT). Na última segunda-feira (19), o gestor estadual declarou que o Executivo não pode agir de ofício para coordenar atos políticos nas cidades baianas. Ele também voltou a criticar a realização de ações de campanha que promovem aglomerações. 

"Não cabe ao Executivo em momento eleitoral a fiscalização porque iria parecer que estaria querendo prejudicar esse ou aquele candidato. Por isso, o nosso pedido para que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral assumissem a coordenação. A Sesab deu parecer contrário à realização de caminhadas que promovem aglomerações de três mil pessoas como se fosse uma micareta. Quando é feito dessa forma, preocupa. Não vamos tomar nenhuma medida direta, a não ser quando acionados pela Justiça Eleitoral", reforçou.

Desde o início da pandemia, a Bahia contabiliza 7.432 mortes pelo vírus e 342.526 casos positivos da doença. Deste montante, 7.081 encontram-se ativos. Segundo Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), os casos ocorreram em 417 municípios, com maior proporção em Salvador (26,54%). 

Veja alguns flagras da equipe do BNews:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp