Eleições

PT oficializa Haddad candidato a presidente e Manuela como vice

Reprodução//Redes sociais
Carta de Lula será lida em evento nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Redes sociais

Publicado em 11/09/2018, às 15h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi oficializado, nesta terça-feira (11), em Curitiba, candidato a presidente da República. Ele substitui Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve a candidatura barrada por 6 votos a 1 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A deputada estadual Manuela D’Ávila (PC do B-RS) foi definida como candidata a vice na coligação O Povo Feliz de Novo (PT, PC do B e Pros).

A Executiva Nacional do PT se reuniu na capital paranaense na manhã de hoje e aprovou a indicação de Haddad e Manuela para a chapa. A informação foi confirmada pelo líder da oposição na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), membro da executiva nacional petista.

Também nesta terça está programado um ato na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso. Na ocasião será lida uma carta escrita pelo ex-presidente.

Haddad e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann cancelaram participação de um ato em São Paulo, nesta segunda-feira (10) para fazer os preparativos da substituição na capital paranaense.

Lula está fora por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas de quem já foi condenado em duas Instâncias da Justiça.

O ex-presidente foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Superior Eleitoral da 4ª Região), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Cumpre a sentença em regime fechado desde abril em Curitiba.

O prazo para substituição dado pelo Tribunal era até as 17 horas de hoje. Apesar do partido ter entrado com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) para adiar a data limite para o dia 17 de setembro, dirigentes da sigla preferiram fazer a substituição dentro do prazo dado pelo TSE.

No dia 5 de agosto, em São Paulo, o PT definiu Lula como candidato a presidente e Haddad como vice. Participaram as presidentes do PT, Gleisi Hoffmann, e do PC do B, Luciana Santos, além de Haddad e Manuela D’ávila, que abriu mão de sua candidatura presidencial para apoiar o PT.

Durante o anúncio já foi apresentada a estratégia de Haddad entrar na cabeça de chapa em caso de indeferimento pelo TSE e a de Manuela assumir o posto de vice.

O candidato ao Senado Jaques Wagner (PT-BA) declarou durante entrevista à Rádio Sociedade, da Bahia, que Haddad já era visto como candidato antes da oficialização da troca. “A gente estava divulgando que ele [Haddad] era o vice, mas o povo de certa forma já percebia que era isso [Haddad candidato a presidente]”.

Wagner também era cotado para substituir Lula, mas ele preferiu disputar o Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp