Eleições

Na propaganda de Haddad, PT recria discurso escrito por Duda Mendonça

Arquivo / BNews
Petista foi apresentado como candidato a presidente pela primeira vez nesta terça   |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 12/09/2018, às 06h41   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro horário eleitoral em que apresentou Fernando Haddad como candidato à Presidência da República, nesta terça-feira (11), o PT reciclou um vídeo que marcou a campanha vitoriosa de Lula em 2002.

Na peça original, de 16 anos atrás, um personagem chamado João discursava em uma cerimônia em que dizia que estava entrando na faculdade. Ele pedia oportunidades para jovens da favela e encerrava gritando o nome inteiro de Lula, Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto do discurso original foi escrito por Duda Mendonça, então marqueteiro da campanha de Lula. Em 2005, o publicitário admitiu à CPI dos Correios ter recebido, via caixa dois, US$ 5 milhões do PT em contas no exterior pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

O personagem de 2018 se chama João e começa o discurso dizendo que está se formando na faculdade.

“Tive merenda, médico, dentistas gratuitos. Entrei na escola técnica perto de casa. Ingressei na universidade pelo Enem três vezes”, diz o personagem da propaganda, que encerra o discurso como o de 2002 com um “viva Luiz Inácio Lula da Silva”.

A propaganda exibida na noite desta terça (11) foi a primeira em que o PT apresentou Haddad como candidato a presidente e Manuela D’Ávilla como vice. Desde o início da propaganda, em 31 de agosto, o partido indicava o ex-prefeito de São Paulo como vice da chapa encabeçada por Lula, preso em Curitiba, de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

O TSE barrou a candidatura do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa.

Com a renúncia de Lula, a chapa do PT, agora formada por Haddad e Manuela D’Ávila (PC do B), tentará em menos de um mês herdar o espólio de Lula —que registrava 39% nas pesquisas de intenção de voto.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (10) mostrou Haddad 9% das intenções de voto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp