Eleições

Presidenciáveis recebem propostas dos peritos da PF para a segurança

iG
Henrique Meirelles e Álvaro Dias se comprometeram a estudar os pontos levantados pela perícia criminal. Os demais não deram resposta à associação   |   Bnews - Divulgação iG

Publicado em 20/09/2018, às 22h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os 13 candidatos à Presidência da República receberam um documento produzido pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) com uma série de propostas para a segurança pública, incluindo aqueles crimes que dependem de investigação para serem resolvidos, como homicídios, feminicídios, estupros e corrupção. A informação é do site G1.

Segundo a publicação, até agora, Henrique Meirelles e Álvaro Dias se comprometeram a estudar os pontos levantados pela perícia criminal. Os demais candidatos confirmaram o recebimento, mas não deram resposta à associação, relata Camargo.

Três eixos

As sugestões dos peritos criminais da Polícia Federal estão divididas em três grupos: aumentar a taxa de resolução de crimes, desidratar os recursos humanos e financeiros das facções criminosas e combater o consumo de drogas.

A taxa de resolução de crimes no Brasil, segundo a APCF, é “pífia” e está em menos de 10% quando se fala de assassinatos, estupros e corrupção. Para mudar isso, a associação defende que as polícias sejam “mais investigativas e menos burocráticas” e que o país deve desenvolver e dar efetividade a bancos de dados como o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que pode ajudar a solucionar crimes cometidos com armas de fogo, e a Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, que contribui para identificar, sobretudo, criminosos sexuais.

Para a APCF, é urgente ainda definir um padrão de qualidade mínima para as imagens das câmeras de segurança usadas no Brasil, porque hoje a qualidade média é muito ruim e não ajuda nas investigações.

Para diminuir a cooptação de novos integrantes pelas facções criminosas, os peritos criminais federais defendem que o Estado retome o controle dos presídios, separando os presos de acordo com idade, delito cometido, emprego ou não de violência e nível hierárquico na estrutura da organização criminosa. Além disso, o documento entregue aos presidenciáveis afirma que “é preciso atacar o sistema financeiro das facções”. 

O terceiro grupo de propostas trata sobre a urgência de combater o consumo de drogas ilícitas, considerado pelos peritos criminais “um dos principais financiadores do crime organizado no Brasil”. O documento diz que “é hora de o Estado brasileiro reconhecer que o uso de drogas proibidas é elevado e está presente em todas as camadas sociais e profissionais”.

O combate ao consumo, segundo a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), deve ser feito com uma campanha ostensiva contra o uso de drogas e também com a redução da oferta das drogas no mercado, o que seria obtido por meio de um controle mais eficiente dos produtos químicos destinados ilicitamente à produção das drogas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp